SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Reajustes na conta de luz terão redução entre 3,5% e 5%; saiba mais

 Na última terça-feira (9), em um movimento significativo para o futuro energético do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma Medida Provisória (MP) que promete trazer mudanças importantes para o setor de energia. 

Assim, com um olhar voltado para a sustentabilidade e a redução dos custos ao consumidor, essa MP surge como um fôlego novo em meio a crescentes preocupações com a questão energética no país.

Dessa forma, o ato ocorrido no Palácio do Planalto não visa apenas promover a geração de energia por meio de fontes renováveis como hidrelétrica, eólica, solar e biomassa, mas também propõe reduzir os reajustes anuais nas contas de luz de milhões de brasileiros até 2026.

Redução na conta de luz

Portanto, uma das maiores promessas dessa MP é a moderação nos ajustes de tarifas de energia, que tanto pesam no bolso do consumidor brasileiro. Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, compartilhou uma perspectiva positiva, antecipando a redução anual de reajustes na faixa de 3,5% a 5%. 

Esse avanço é visto como uma correção de políticas prévias consideradas inadequadas por esse governo, marcando um compromisso em aliviar os encargos financeiros sobre as famílias brasileiras.

Além disso, a MP não deixa de lado as questões regionais, trazendo esperança para o Amapá, um estado que sofreu dramaticamente com um longo apagão em 2020. Alexandre Silveira destacou o esforço para alinhar os reajustes de energia do estado à média da Região Norte, em uma tentativa de corrigir desequilíbrios e injustiças previamente impostas aos seus cidadãos.

Geração de emprego

Ademais, a projeção de gerar 400 mil novos empregos, como resultado dos investimentos previstos pela MP, destaca uma dupla conquista em potencial: impulsionar a economia enquanto se avança na agenda de sustentabilidade. 

Assim, a medida visa adaptar cronogramas de projetos de energia renovável, alinhando-os às necessidades de transmissão de energia. O que pode adicionar uma potência significativa ao sistema energético nacional. Por fim, vale destacar que o Congresso Nacional tem um prazo de 120 dias para a aprovação da medida.

Acess Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente