O Centro Lemann será recebido pelo prefeito Miguel Pinheiro Neto, secretária de educação Maria Tereza de Melo Baracho Lima e pelas(os) técnicas(os) e diretoras(es) escolares da Secretaria de Educação.
A prefeitura de Angicos (RN) recebe, na terça-feira, 5/11, a visita técnica de Ticiane Silva, desenvolvedora da formação de lideranças educacionais do Centro Lemann. A iniciativa, denominada Visita de Desenvolvimento de Rede, integra as ações da jornada da 2ª turma de formação, oferecida pela instituição em parceria com 20 municípios, da qual nossa rede de educação faz parte.
A agenda prevê um dia de encontro da(o) representante do Centro Lemann com o prefeito Miguel Pinheiro Neto, com a secretária de Educação, Maria Tereza de Melo Baracho Lima, com profissionais da equipe técnica e diretoras(es) escolares da cidade, inscritas(os) na ação, para fortalecer a coesão da rede municipal de educação e o compromisso político com a formação das lideranças locais.
Durante a visita, a desenvolvedora irá conversar com a gestão local sobre as três políticas públicas centrais trabalhadas durante o ano, que recebem apoio do Centro Lemann. A primeira é o desenho e execução da seleção de gestoras(es) escolares com base em critérios técnicos e de equidade. A segunda está relacionada à formação continuada de diretoras(es) escolares e a última política é a de acompanhamento pedagógico da direção escolar.
Além disso, a rede de educação terá a oportunidade de discutir a versão consolidada do seu Marco de Gestão Escolar, documento referencial que consolida parâmetros, valores e princípios para guiar a atuação de cada liderança na rede, indicando responsabilidades individuais e coletivas, recursos necessários, fluxos e processos que auxiliam a gestão na execução dessas ações e tarefas.
“Essas visitas visam reafirmar a parceria institucionalizada no início da Formação, realizar um balanço de tudo que a rede se propôs a fazer e como realizou suas ações, apoiar a consolidação da perenidade dos aprendizados para depois que a formação acabar, além de contar com nosso apoio em caso de transição política”, ressaltou Rogers Mendes, gestor de impacto nacional do Centro Lemann.
Na segunda parte do encontro, todas(os) os(as) lideranças(es) escolares da cidade, inscritas(os) na formação, vão celebrar e avaliar as conquistas e competências alcançadas. Também terão um espaço para compartilhar boas práticas e fortalecer a coesão da rede.
Os seguintes municípios integram a segunda turma da Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann: Alagoinhas (BA), Alto Paraíso (RO), Angicos (RN), Benjamin Constant (AM), Carnaubal (CE), Igarassu (PE), Itapipoca (CE), Itarema (CE), Macau (RN), Milagres (CE), Monte Negro (RO), Monteiro (PB), Muaná (PA), Peritoró (MA), Petrópolis (RJ), Santa Bárbara do Pará (PA), São Cristóvão (SE), São Gabriel do Oeste (MS), Soure (PA) e Timon (MA).
Sobre o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação
Organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral, no Ceará, cuja missão é promover aprendizagem com qualidade e equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças políticas e educacionais e do fomento à pesquisa aplicada. O Centro Lemann também cria oportunidades para que altas lideranças educacionais do Sul Global expandam sua capacidade de articular coalizões intersetoriais que promovam mudanças sistêmicas e melhorem a qualidade e equidade da educação em seus países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente