SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Allyson Bezerra negocia presidência da Assembleia Legislativa antes de ser candidato


Depútado Kleber Azevedo exigiu a presidência
da Assembleia para apoiar Allyson Bezerra
O deputado estadual Kleber Rodrigues anunciou nesta segunda-feira, 12, que vai trocar o PSDB pelo PP para buscar o terceiro mandato nas eleições de outubro deste ano. A decisão faz parte do acordo de bastidores da sucessão estadual, que o leva a apoiar a candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), a governador do Rio Grande do Norte e, em contrapartida, receberá apoio ao seu nome à presidência da Assembleia Legislativa.

Rodrigues reuniu lideranças políticas e apoiadores de diversas regiões para anunciar a sua decisão. No encontro ocorrido no bairro do Alecrim, em Natal, ele confirmou que apoiará Allyson, assim como tornou público o compromisso com a senadora Zenaide Maia (PSD) e a governadora Fátima Bezerra (PT) para o Senado Federal. O prefeito de Mossoró foi representado no encontro pelo vereador Petras Vinícius (PSD).

 

Houve mudança de rota de Kleber Rodrigues. O parlamentar, que cumpre segundo mandato, era nome certo entre os novos filiados ao MDB, assim como apoiaria a candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Estado. Para isso, Rodrigues exigia o apoio ao seu projeto de se eleger presidente da Assembleia Legislativa. Não teve respaldo no ambiente governista.

O desejo de Kleber Rodrigues conflita com o projeto do vice-governador Walter Alves, presidente estadual do MDB, que será candidato a deputado estadual e visa à presidência do Legislativo potiguar. Walter, inclusive, tem o apoio do atual presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que vai trocar o PSDB pelo MDB.

 

Sem o respaldo governista, Kleber abriu diálogo com Allyson Bezerra, que será candidato a governador pela federação União Progressista. O prefeito de Mossoró assumiu o compromisso de apoiar Kleber à presidência da Assembleia e abriu caminho para o deputado se filiar ao PP, presidido no estado pelo deputado federal João Maia, que é irmão da senadora Zenaide Maia e casado com a ex-prefeita de Messias Targino, Shirley Targino (PP), que ele quer emplacar como vice na chapa de Allyson Bezerra.

 

Obstáculo

 

O compromisso de Allyson com Kleber fez Walter Alves se distanciar da possibilidade de apoiar a candidatura do prefeito de Mossoró. Walter colocou a sua proposta na mesa, mas Allyson afirmou que já tinha compromisso com Kleber. Com isso, a negociação ficou suspensa.

 

Walter Alves, no entanto, não dá o diálogo por encerrado. Ele vai conduzir o projeto eleitoral de 2026 conforme os interesses do MDB, que é eleger o maior número possível de deputados estaduais e ganhar a presidência da Assembleia Legislativa.

 

Walter trabalha a nominata do MDB à Assembleia Legislativa

 

O vice-governador Walter Alves acelera os passos para formar uma nominata forte do MDB à Assembleia Legislativa. O projeto do partido é eleger o maior número de deputados e ocupar a presidência da ALRN na próxima legislatura.

 

Walter Alves confirmou na semana passada que renunciará à vice-governadoria para ser candidato a deputado estadual. Ele vai se desincompatibilizará do cargo no fim do prazo previsto pela legislação eleitoral, a seis meses das eleições de 4 de outubro.

 

A formação da nominata do MDB ganhou o primeiro reforço considerado forte: o influenciador e ativista anticapacitista Ivan Baron, anunciado na sexta-feira, 9. Baron assumiu a presidência do MDB Jovem do Rio Grande do Norte e confirmou a pré-candidatura a deputado estadual.

 

Walter espera agora que deputados do PSDB se transfiram para o MDB junto com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira. Estão na lista nomes como Nelter Queiroz, Galeno Torquato, Ubaldo Fernandes, todos filiados ao partido tucano. Walter também convidou o deputado Hermano Morais e a deputada Eudiane Macedo, ambos do PV.


DeFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente