SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Natal Tubarão-lixa é encontrado próximo ao Morro do Careca

Um tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) foi flagrado próximo à faixa de areia da praia de Ponta Negra, em Natal, na manhã desta segunda-feira (5). Vídeos registrados por banhistas mostram o animal deslizando pela água em uma área rasa próxima ao Morro do Careca. Segundo Lucas Werner, diretor-presidente da Associação Tubarões da Costa do RN (ATDC-RN), o aumento da temperatura das águas favorece a aproximação desses animais à costa.

De acordo com o especialista, a espécie é uma das mais comuns no litoral do Rio Grande do Norte, especialmente em áreas com recifes e naufrágios, ambientes que fazem parte do habitat natural desses animais. 

Segundo a ATDC-RN, a aproximação do tubarão à área rasa da praia está relacionada ao período do ano, em que esses animais procuram por alimento pela temperatura das águas. “No verão, estação em que estamos no momento, as águas ficam mais quentes e com uma maior abundância de alimento, atraindo tubarões, principalmente jovens, para áreas mais rasas”, disse Werner. O comportamento, segundo o especialista, é considerado natural.

Nas imagens, é possível ver banhistas tentando segurar o animal. Em caso de avistamento, a recomendação é sair da água em direção à areia, sem movimentos bruscos, e alertar outros banhistas sobre a presença do tubarão. “Com calma, sair de próximo do animal, sem movimentos bruscos em direção a areia da praia. Avisar aos demais banhistas próximos sobre a presença do animal. Em seguida, avisar aos bombeiros mais próximos para fazer o isolamento da área de forma adequada e segura”, alertou Lucas Werner. 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte não foi acionado e o animal se deslocou para longe da costa.

Não há comprovação de que a engorda da praia tenha favorecido o ocorrido, segundo o especialista. Ele explica que, com a engorda, os banhistas passaram a ocupar áreas que antes eram mais profundas, onde esses animais poderiam passar despercebidos. “acredito que possa ter sido um facilitador para a visualização destes animais”.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente