SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 24 de janeiro de 2026

Natal Natal tem baixa procura por vacina da bronquiolite, diz SMS

 A procura pela vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) nas unidades de saúde de Natal tem registrado avanços, mas de forma lenta, de acordo com Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal). Isso ocorre, segundo ela, porque o imunizante é destinado apenas a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, com o objetivo de proteger recém-nascidos contra a bronquiolite. Desde o início da campanha, em dezembro de 2025, foram aplicadas 1.562 doses nas unidades da capital.

De acordo com Veruska Ramos, Natal contabiliza atualmente cerca de 9 mil gestantes. Ela estima que, a cada mês, cerca de 2 mil grávidas atingem a fase de aplicação da vacina. “Parte da lentidão na procura pelo imunizante se dá exatamente porque é necessário esperar a fase indicada para aplicação. Nos primeiros dias da campanha houve uma procura mais rápida, porque havia uma demanda reprimida, ou seja, várias gestantes já tinham passado do período de 28 semanas de gravidez. Agora, esse movimento tende a ser gradual”, explicou.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Brasília Teimosa, na zona Leste da capital, por exemplo, a busca tem sido bastante tímida. “Desde dezembro, apenas seis doses foram aplicadas. Embora a gente considere o número baixo, é importante lembrar que o público-alvo é restrito – são mulheres a partir de 28 semanas de gestação, até o final da gravidez. E é sempre bom orientar que a proteção confere imunidade ao bebê contra a bronquiolite nos primeiros meses de vida”, afirmou Vicentina Gurgel, responsável pela sala de vacina da UBS de Brasília Teimosa.

Em outra unidade de saúde, a São João, no bairro do Tirol, a busca é considerada razoável. “Por dia, são aplicadas de três a cinco doses. Aqui é atendida a população de todas as regiões da cidade”, falou Nilda Ribeiro, técnica de enfermagem da sala de vacina da UBS. A assistente financeira Nayla Cibelle, de 34 anos, foi até à unidade do Tirol na manhã desta quinta-feira (22), para uma consulta de pré-natal. Ela está na 25ª semana de gestação do primeiro filho.

Cibelle contou à reportagem que, após entrar na fase determinada para o público-alvo, irá se imunizar contra o VSR, uma vez que a medida é fundamental para proteger o bebê. “Estou conversando com minha médica sobre o assunto, porque se vacinar é muito importante para prevenir a bronquiolite”, disse. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que concluiu na última sexta-feira (23), a entrega de um novo lote com 7,7 mil doses aos municípios potiguares, as quais se somam às 10 mil outras doses já distribuídas em dezembro. Para Natal, foram entregues nesta remessa 1.850 unidades.

A Sesap esclareceu que não há limite de idade para a gestante receber a vacina – o pré-requisito básico é a fase gestacional. A proteção ocorre em dose única. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2025, a contaminação por VSR em crianças com menos de 2 anos no RN resultou em 254 casos de síndrome respiratória aguda grave, número que corresponde a 83% do total de registros da doença no estado. No mesmo período, foram registrados três óbitos nessa faixa etária, o equivalente a 60% do total.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente