O Rio Grande do Norte vai receber as primeiras 10 unidades móveis do Programa Brasil Sorridente, de um total de 18, para ampliar a cobertura em saúde bucal do Sistema Único de Saúde no interior do Estado. O comunicado foi feito à governadora Fátima Bezerra pelo ministro Alexandre Padilha nesta quinta-feira (21), dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o início da entrega dos veículos em solenidade na cidade de Sorocaba (SP).
A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente que garante acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso.
“Pode sorrir governadora! O presidente Lula está entregando 400 unidades e no RN estarão chegando 10 novinhas, totalmente equipadas, com cadeira odontológica completa, Raios X, ar-condicionado, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação entre outros equipamentos. Tudo para levar atendimento de qualidade à população”, disse o ministro em rede social.
A mensagem foi compartilhada pela governadora. “Gratidão ao ministro e ao presidente Lula por fortalecer o SUS no Rio Grande do Norte e trabalhar para que nosso povo possa sorrir cada vez mais. É acesso, é cuidado, é cidadania. É o Brasil que volta a sorrir”, agradeceu Fátima.
Os veículos são destinados aos municípios de Canguaretama, Jandaíra, João Dias, Mossoró, Parazinho, Pedro Velho, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Miguel do Gostoso e Senador Elói de Souza. No total, eles têm 371,5 mil habitantes. As demais unidades serão entregues até 2026.
Os municípios contemplados foram selecionados no Novo PAC Saúde, com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, buscando evitar a concentração de recursos e ampliar a cobertura em saúde bucal no SUS onde mais precisa.
As Unidades Odontológicas Móveis são consultórios odontológicos estruturados em veículos devidamente adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal. Elas serão operadas por equipes vinculadas ao programa Estratégia de Saúde da Família.
Lançado no início do ano, o Novo PAC Seleções 2025, com foco na Saúde, aprovou propostas de 163 municípios potiguares, totalizando investimentos de R$ 166,8 milhões. Além das unidades odontológicas, também estão contempladas propostas para construção de novas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, kits para estruturação de salas de teleconsulta, ambulâncias do SAMU, Centro de Atenção Psicossocial e equipamentos para modernização das UBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente