SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Semana começa com chuva; precipitações devem continuar nos próximos dias


A semana começou com chuva em Mossoró e a previsão é de que as precipitações continuem ao longo da semana, conforme aponta o site Clima Tempo, especializado em meteorologia. Para esta terça, 18, deverão ser registradas pancadas de chuvas à tarde e à noite, assim como na quinta, 20, e sexta, 21.

Conforme o site climatempo.com.br, só não chove na quarta, 19. De acordo com o meteorologista José Espínola, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), as precipitações registradas na cidade em dezembro não representam a chegada do período invernoso. São chuvas passageiras, isoladas, mal distribuídas e de pouca intensidade, provocadas por frentes frias vindas da região Sul, explica o especialista.

“Essas primeiras chuvas de dezembro são provocadas por fenômenos que não garantem o início do período chuvoso. São áreas de frentes frias que vêm do Sul do Brasil, que estão conseguindo adentrar no Nordeste provocando chuvas e os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) da atmosfera, que também se formam nessa época. Esses sistemas conseguem trazer umidade da Amazônia para cá, mas são passageiros, daqui a uma semana, 10 dias, eles podem ter desaparecido”, destaca Espínola.

Segundo o meteorologista, os sistemas vindos do Sul do Brasil têm provocado chuvas principalmente nos estados do Maranhão, Piauí, Oeste do Ceará, da Paraíba e Pernambuco. “Alguma coisa chegou aqui pelo Rio Grande do Norte. Vamos esperar novamente que cheguem outras frentes frias, se formem outros vórtices, não há como prever com muito tempo de antecedência”, diz.

Ainda conforme José Espínola, o período chuvoso aqui da região contempla os meses de fevereiro a maio. “As chuvas se concentram entre março e abril. Ainda está cedo para as previsões de 2019. Na metade de janeiro teremos uma configuração melhor. Não existe previsão de seca para o próximo ano, mas também não existe previsão de um inverno muito rigoroso, estamos trabalhando no momento com a previsão de chover em torno da média”, conclui.

DeFato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente