A partir de julho, todos os serviços relacionados à
Previdência Social serão acessados apenas por canais digitais e eletrônicos e
pelo número de atendimento telefônico 135. O segurado só terá necessidade de ir
à agência em caso de exigência específica, como na complementação de
documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com agendamento feito
pela internet.
A informação é do secretário de Governo Digital do
Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, em entrevista ontem (20) ao
programa Brasil em Pauta, da TV Brasil.
Segundo o ministério, ao todo 90 serviços serão
digitalizados. Entre eles, a solicitação de aposentadoria por tempo de
contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de
pagamento de benefício e geração de guia da Previdência.
“Estamos em um projeto de transformação digital da
Previdência. Todos os requerimentos, todos os serviços do INSS [Instituto
Nacional do Seguro Social] estarão disponíveis nos canais digitais de forma
simples, para que o cidadão tenha todas as informações na primeira tela, com
ícones intuitivos”, disse Monteiro.
O cidadão poderá acessar os serviços pelo site do
instituto ou pelo aplicativo Meu INSS. O secretário informou que o objetivo é
facilitar o atendimento pelo número 135, automatizando os procedimentos.
Agências
O segurado só terá necessidade de ir às agências da
Previdência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação.
Também há casos em que será necessário se deslocar, como para fazer perícia
dentro do processo e obtenção do auxílio-doença. Contudo, o agendamento desse
procedimento pode ser feito pela Internet.
Até 2020, de acordo com o secretário, a meta é que mil
serviços de diversas áreas do governo sejam digitalizados. Entre os objetivos,
está a unificação dos canais digitais. Em abril, o governo anunciou a
unificação dos sites de órgãos vinculados ao Executivo ao portal GOV.BR.
Segundo Monteiro, com isso, a expectativa é economizar
até R$ 100 milhões que eram gastos com a manutenção das páginas de ministérios
e outros órgãos da administração direta. Ele acrescentou que, dentro das
iniciativas de transformação digital do governo, também está prevista a
disponibilização de processos facilitados para abertura de empresas pela
Internet.
“Um serviço digital oferecido no canal digital é 97% mais
barato do que o mesmo serviço oferecido pro um canal presencial. Esses serviços
são mais baratos, mais rápidos e mais agradáveis para os clientes”, afirmou.
Agência Brasil
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