Uma das principais bandeiras
do governo federal é a privatização. Entraram nessa pauta recentemente os
estudos para avaliar as opções em relação aos Correios — fala-se tanto em venda
de sua estrutura quanto em abertura de capital.
Existe uma relação de amor e
ódio entre os clientes e a estatal: entre 2017 e 2018, a qualidade do serviço
foi extremamente criticada, em razão de atrasos em entregas e extravios. Por
outro lado, seus preços são, em geral, menores do que os das transportadoras
concorrentes e sua cobertura (especialmente no interior do país) é imbatível:
muitas transportadoras subcontratam os Correios para fazer o trecho final de
suas entregas em áreas mais remotas.
Algumas empresas já têm
buscado usar alternativas à estatal. É o caso, por exemplo, do Mercado Livre:
já há algum tempo, o marketplace entrega parte de suas encomendas nas mãos da
Loggi. O problema é a reputação da transportadora, que, no ReclameAqui, tem quase
3 mil reclamações e uma nota de 5,3 (o máximo é 10) nos últimos seis meses. A
impressão que se tem é de que se trocou seis por meia dúzia.
Como ficam os e-commerces?
O alcance dos Correios
representa um custo-benefício ainda muito bom para boa parte dos e-commerces no
país. “Os micro e pequenos empreendimentos ainda são muito dependentes dele”,
diz Maurício Salvador, Presidente da Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico (ABComm).
Segundo ele, a organização é a
favor da privatização há, pelo menos, 4 anos e há uma expectativa de que o
serviço melhore se for privatizado. “No Brasil, todos os casos de privatização
trouxeram consigo melhorias operacionais significativas para o serviço”,
avalia. “Já está claro que o governo não tem competência para administrar
empresas.”
Salvador diz que a ABComm tem
procurado mobilizar seus associados em torno da privatização. Para ele, apesar
de os serviços dos Correios terem melhorado muito no decorrer de 2018, ainda
passam bem longe do que pode ser considerado ideal. “Acreditamos que a
privatização possa trazer esse benefício.”
E o alcance dos serviços?
É preciso lembrar que os
Correios chegam a todos os cantos do país — até os mais escondidos, aos quais
só se chega depois de atravessar rios ou florestas, por exemplo. Uma empresa
privada seria capaz de oferecer o mesmo alcance a seus serviços?
Salvador concorda que essas
localidades não podem deixar de ser atendidas em uma eventual venda da estatal.
“Os termos do edital ainda não foram definidos, mas quem entrar na concorrência
deve saber que esses municípios não podem ficar sem atendimento. Os termos da
privatização devem ser bem claros nesse sentido”, ressalta.
Mesmo assim, quando se fala em
vendas online, 80% delas estão concentradas em 20% dos municípios brasileiros,
de acordo com a ABComm. “Com a privatização, espera-se que essas passem a
chegar mais rápido e com mais qualidade — ou seja, com menos extravios e menor
ocorrência de avarias.”
Ele explica que é difícil
estimar o nível de serviço que se vai obter com uma empresa privada, mas fala
que os custos tendem a se estabilizar e “há até a possibilidade de haver
redução”. Isso porque, enquanto os Correios têm uma estrutura administrativa
inchada, as empresas privadas costumam investir mais em tecnologia e automação.
“Dessa forma, vêm a redução de custos e uma melhoria significativa na
operação.”
Alguns varejistas online foram
procurados pelo Olhar Digital, mas preferiram não se pronunciar sobre o tema.
Entre eles: a Amazon, a B2W (que detém as marcas Americanas, Shoptime e
Submarino), o Mercado Livre e a Via Varejo (responsável por Barateiro, Casas
Bahia, Extra e Ponto Frio).
Olhar Digital
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