A inquietude é uma das características mais destacadas do
consultor Sandro Magaldi. Reconhecido como um inovador no campo do
empreendedorismo, ele alia uma atuação que une a academia e o mercado. Criador
e comandante do site meuSucesso.com, mentor da Endeavor e professor de MBA na
ESPM, FIA e Fundação Dom Cabral, Magaldi é autor dos livros “Movidos por
Ideias: Insights para Criar Empresas e Carreiras Duradouras” e “Vendas 3.0: Uma
Nova Visão para Crescer na Era das Ideias”, dois sucessos de venda. Mais
recentemente, lançou mais um best-seller: “Gestão do Amanhã – Tudo o que você
precisa saber sobre gestão”, cujo subtítulo já dá uma mostra do quão
pretensiosa é a obra.
E, a julgar pela palestra conferida por Magaldi nesta
quinta-feira, 16, dentro do 35º CNSE (abrindo o primeiro dia de palestras do
evento), o livro entrega o que promete. Dono de uma visão muito particular das
possibilidades empreendedoras do brasileiro, Magaldi passa em revista a
história da gestão desde seus primórdios até a fronteira do marketing digital e
as enormes possibilidades abertas com a tecnologia nos dias atuais.
Magaldi lembrou a badalada Lei de Moore (referência a um
dos fundadores da Intel, Gordon Moore, segundo a qual a “capacidade de todos os
equipamentos tecnológicos dobra a cada 18 meses”) para ressaltar esta
necessidade de adequar-se, de aprender. Ele também citou dados que mostram como
as novas tecnologias afetam os hábitos seculares – inclusive de consumo, da
sociedade. “O Uber está fazendo com que os jovens deixem de ter a compra de um
carro e a conquista de uma carteira de motorista como meta de vida. Os
empreendedores, os que fazem este mercado, precisam acompanhar este turbilhão”,
afirmou ele.
“Quem está liderando as transformações da sociedade atual
são empreendedores, são empresas que fazem uma boa leitura e transformam toda a
sociedade”. Magaldi defendeu que um dos maiores desafios dos empreendedores é
lidar com rupturas e, assim, ampliar suas possibilidades. “O empreendedor tem
que aprender a desaprender, tem que ter humildade. Pela primeira vez na
história recente da humanidade existe o bônus da ignorância, não o ônus. Ser
ignorante nesse contexto é mais vantajoso do que pensar que sabe tudo. Porque
se você pensar que sabe tudo, você não sabe nada e fica pouco aberto ao novo.
Por isso a humildade para adquirir novos conhecimentos é um passo inicial para
se transformar. E vai testando, validando, conversando com novos
empreendedores”, pontuou ele.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz,
teve um momento particularmente especial durante a palestra de Magaldi. Foi
quando o consultor citou o caso da Federação Brasileira de Redes de Farmácias
(Febrafar) como modelo de negócios a ser seguido pelos sindicatos empresariais.
“O exemplo de unir pequenos e criar diferenciais que sustentem uma plataforma
de negócios com um modelo que a faça competitiva é a grande sacada. Talvez
pensar nos sindicatos como ferramentas nesta linha seja um caminho para o
futuro do sindicalismo empresarial”, disse ele.
“Eu que, em 1999 ajudei a criar a Unifarma, uma rede de
farmácias que surgiu exatamente com este foco, fiquei feliz com a afirmação do
Sandro Magaldi, sobretudo por vir de um profissional com o currículo e a
experiência dele. O desafio, agora, é fazer a adaptação deste modelo para os
sindicatos. Vamos à luta”, declarou Queiroz.
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