SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Entenda como a NASA escolheu o asteroide que vai colidir com nave


Em breve a NASA realizará o Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroides (DART), que envolve o sistema binário de asteroides, Didymos e Dimorphos, e uma espaçonave da agência. Porém, uma pergunta que pode surgir é: por que a NASA escolheu justamente esses par de asteroides, dentre milhares de outros, para essa missão espacial?

Essa não foi uma escolha fácil, pois diversas variáveis precisaram ser consideradas. Felizmente, a Terra ainda não está na rota de impacto de nenhum asteroide perigoso, o que oferece mais tempo para o planejamento de como defender o planeta em situações adversas.

Escolher o alvo certo foi uma tarefa conjunta entre a NASA e o Laboratório de Pesquisa Aplicada da Universidade Johns Hopkins. De acordo com os responsáveis pela missão, algumas coisas tornaram o sistema binário de asteroides ideal para este procedimento.

Um dos fatores que determinaram a escolha foi a facilidade com a qual esses objetos cósmicos podem ser observados da Terra. Portanto, quaisquer mudanças provocadas no Dimorphos serão vistas pelos telescópios terrestres. Se essas alterações de fato acontecerem, significa que o impacto do DART provocou alguma mudança na órbita do asteroide.

Segundo os técnicos envolvidos na missão, o local de teste também foi escolhido com cautela, afinal, ele precisava ser longe o suficiente para que qualquer ação não representasse uma ameaça à Terra. O sistema Dydimos está localizado a 11 milhões de quilômetros de distância, além de estar em uma posição segura, chegar até lá é relativamente rápido, em termos astronômicos, demora cerca de 10 meses.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente