Em resposta a uma publicação
no perfil oficial dos Proprietários de Carros Tesla do Vale do Silício no
Twitter, que questionou quantos megafoguetes Starship a SpaceX
pretende construir este ano, o fundador e CEO da empresa, Elon Musk, disse
que a estimativa é de cinco pilhas completas.
Isso significa cinco
exemplares do propulsor de primeiro estágio Super Heavy mais cinco
espaçonaves autônomas de segundo estágio Starship.
Segundo o site Teslarati, a SpaceX passou todo o ano de 2022 focada em concluir e testar os protótipos S24 (da nave autônoma Starship) e B7 (do booster Super Heavy) – ambos destinados a compor o conjunto que será usado no primeiro lançamento orbital do supercomplexo veicular Starship.
Para 2023, no entanto, os
planos envolvem acelerar o ritmo de produção da Starfactory (a fábrica da
Starship que fica nas instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas).
Além de concluir o Booster 7,
no ano passado a empresa construiu o Booster 8, o Booster 9 e a maior
parte do Booster 10. Logo nos primeiros testes, o protótipo B8 já foi
descartado. Com algumas mudanças significativas no design, o B9 foi submetido a
determinados testes de prova e retornou à fábrica no início de janeiro –
provavelmente para a instalação dos motores Raptor.
Nada se sabe sobre o destino
do B10, mas ele é um excelente exemplo de quão rápido a SpaceX consegue
construir um hardware massivo da Starship quando as condições são
favoráveis.
A empresa começou a empilhar o
protótipo no fim de outubro passado. Apenas três meses depois, o veículo está a
poucos metros de distância da altura total.
No mesmo período, a SpaceX
terminou e imediatamente descartou a Starship S22, concluiu e começou a testar
a S24 e a S25 e acabou de empilhar a S26.
Foram produzidas duas pilhas
completas Starship em 2022, com uma terceira (S26 / B10) provavelmente também
concluída, mas um destino incerto, no início de 2023.
Ou seja, entregar cinco pilhas
completas este ano seria uma grande melhoria no ritmo. No entanto, como foi o
caso em 2022, a produção de maior volume continuará a ser uma proposta
arriscada até que os projetos dos veículos que estão sendo construídos tenham
sido totalmente qualificados.
A produção de foguetes
Starship tem muitas incertezas próprias, e todas elas são potencializadas por
não saber se um propulsor Super Heavy estará disponível para lançar cada nova
nave em tempo hábil.
Após um longo e cansativo
processo, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA concluiu uma
revisão ambiental da Starbase (base de lançamento da SpaceX), permitindo
um máximo de cinco lançamentos orbitais (full-stack) Starship por ano.
Existe também uma plataforma
de lançamento da Starship em construção em Cabo Canaveral, na Flórida, mas é
improvável que ela seja liberada para lançamentos orbitais até que a Starship
tenha provado ser moderadamente segura no sul do Texas, o que poderia
facilmente levar de 12 a 18 meses, ou até mais.
Olhar Digital
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