“A expectativa é de que o estado atinja uma taxa de ocupação média de 81%, no Carnaval deste ano, um resultado muito positivo para todos os segmentos do turismo, em especial para a hotelaria, um dos grandes responsáveis pela geração de empregos no estado”, declara o presidente da ABIH/RN, Abdon Gosson.
Ele destaca que esse percentual é resultado do trabalho desenvolvido pela entidade e os poderes públicos. “Reverbera em notícias positivas, como o RN posicionado em 4º e 5º destinos mais procurados para o período, segundo pesquisas recentes de algumas operadoras de viagens”, destacou.
O Rio Grande do Norte, por meio da capital Natal, que é a porta de entrada de turistas ao estado devido ao Aeroporto, figura nas primeiras colocações nos levantamentos que as operadoras de turismo elaboram. A CVC, por exemplo, divulgou que o estado potiguar está na quarta colocação na busca para o Carnaval. O incremento nas viagens para o período foi de 35% em relação ao ano passado, sendo o Nordeste o campeão de preferência.
Já na plataforma de viagens Decolar, o Rio Grande do Norte aparece como 5º
destino mais procurado para o período de folia. Foram avaliadas buscas de
pacotes de viagens para fevereiro e o Brasil cresceu 114% em comparação com
mesmo período do ano passado.
Os turistas que mais procuram o estado vêm do Sudeste com 52, 94% do total, com destaque para São Paulo com 38,43%% dos visitantes. O público feminino é o que mais procura as terras potiguares para viajar.
O vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN), Luis Leite, acredita que o trabalho realizado pela operadora Azul Viagens, está ajudando a manter o nível de turistas na cidade agora em fevereiro, para o período do carnaval. “Ela fez um trabalho com voos extras do dia 9 até o dia 19 de fevereiro, saindo de Guarulhos, São Paulo, Salvador e do Rio de Janeiro para Natal. São cidades que têm grandes carnavais, então a proposta é oferecer um destino mais tranquilo como é Natal”, disse ele.
A expectativa para este ano é superar 2023. Luis Leite pontua que no ano passado os efeitos da pandemia da covid-19 ainda eram evidentes e, que, neste ano, espera-se um aumento de turistas chegando ao estado. “Já notamos um crescimento significativo em relação ao ano passado quando as pessoas ainda estavam um pouco receiosas em fazer viagens. Esperamos ter aí em torno de 20%”, estima o vice-presidente da ABAV/ RN.
Para o ano, as expectativas, segundo ele, também são positivas, especialmente pelo incremento de mais 19 mil assentos anunciados pela Azul Viagens para voos dedicados, ou seja, que incluem o pacote de lazer, com a proposta de manter o movimento de alta estação (janeiro, fevereiro, julho) em outros períodos.
Já em janeiro, o setor comemorou resultados animadores. De acordo com Sistema
de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), o mês de janeiro teve
1.904 voos e 31 chegadas por dia, com 20 ligações, sendo duas delas
internacionais, no Aeroporto Internacional de Natal.
Muitos dos turistas já conhecem a capital e retornam outras vezes para
desfrutar, não apenas das belezas naturais, mas de outros atributos da cidade.
“Aqui a gente sabe que a praia é segura, mais confortável. É muito bom pra
viajar com a família, trazer as crianças pequenas, enfim, o povo é muito gente
boa, acolhedor, e os preços são bons comparados a outros lugares”, relata a
psicóloga Lais Santos, que visitava mais uma vez a praia de Ponta Negra com a
família.
Segundo a Empresa Potiguar de
Promoção Turística (Emprotur-RN), os turistas que visitam o Rio Grande do Norte
na alta estação deste ano deixam quase R$ 40 milhões na economia local. O
resultado estaria ligado ao crescimento de dois indicadores: aumento do gasto
médio (17%) e tempo de permanência dos visitantes (33%), em relação ao mesmo
período do ano passado. A diretora de Promoção Turística da Emprotur, Nayara
Santana, afirma que o desempenho positivo também é fruto dos investimentos na
divulgação do Rio Grande do Norte como destino turístico.
“Nós sabemos que o estado tem belezas naturais sem igual, tem
inúmeras opções de lazer, diversão, aventura, uma gastronomia muito rica,
entretanto para que isso se reflita na vinda de turistas É necessário que
mantenhamos o estado sempre no imaginário do público final e dos parceiros
estratégicos para a venda do destino”, reforça. “Isso mostra nosso compromisso
em fomentar essa importante cadeia econômica que gera tantos empregos e
movimenta a economia local. Ressaltando que uma pesquisa divulgada pelo Ministério
do Turismo mostra importante aumento no números de vagas de emprego no setor”,
destaca a diretora–presidente da Emprotur–RN, Roberta Duarte.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente