De acordo com o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, o serviço avançou de forma constante desde a retomada, em setembro, após uma breve paralisação. “O aterro hidráulico já está muito próximo do Morro do Careca. Faltam cerca de 600 metros para chegarmos até lá”, afirmou. O ponto de referência atual do aterro está localizado próximo à descida da rua Erivan França, um dos acessos mais utilizados pelos frequentadores da praia.
Concluída a obra de engorda, o próximo plano da Prefeitura de Natal será a urbanização da orla de Ponta Negra. Segundo Mesquita, o projeto de um novo calçadão já está nos planos, mas dependerá do tempo necessário para que o solo do aterro hidráulico se consolide. “Precisamos de aproximadamente dois anos para que o material colocado na praia estabilize, garantindo que a estrutura não ceda com o tempo”, explicou.
Nesse período, a Prefeitura pretende avançar na elaboração dos projetos executivos e obter as licenças necessárias para iniciar as obras de urbanização. “Nossa ideia é promover um concurso público para selecionar o melhor projeto para a nova orla, garantindo que a intervenção seja feita de forma moderna, sustentável e que respeite as características naturais da região”, destacou o secretário.
Segundo Thiago Mesquita, enquanto a urbanização não é iniciada, o município continuará investindo na manutenção da nova faixa de areia e no ordenamento das atividades na praia. “As ações envolvem a limpeza diária do local, especialmente do aterro hidráulico, e a continuidade da fiscalização para garantir que as regras sejam cumpridas. Estamos sendo muito elogiados pelo processo de ordenamento. Conseguimos organizar a praia sem prejudicar quem depende dela para trabalhar e, ao mesmo tempo, oferecendo mais segurança e conforto para os frequentadores”, afirmou Mesquita.
A manutenção da infraestrutura da orla após a conclusão da obra também está no radar da Prefeitura. Segundo a secretária da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Shirley Menezes, o contrato de manutenção da orla já existe e está sendo adequado para atender a nova demanda decorrente do aumento do fluxo de pessoas na praia.
‘Nós já temos um contrato de manutenção. Ele abrange calçadas, escadarias, o deck e a parte da areia. Esse contrato já está sendo adequado justamente para atender essa nova demanda após engorda, com aumento do fluxo de pessoas. Então, nós já estamos tomando essas providências. A previsão é de que até a conclusão do aterro hidráulico, agora no final do mês, nosso contrato com essa abrangência já esteja vigente”, afirmou.
Além da intervenção para ampliar a faixa de areia, a Prefeitura de Natal já iniciou o processo de ordenamento da orla. Segundo Thiago Mesquita, o reordenamento de Ponta Negra vem sendo realizado de forma gradual nos últimos anos e envolve várias etapas, como o cadastro de trabalhadores, o zoneamento da praia e a fiscalização contínua. “Primeiro, fizemos o cadastro de todos os profissionais que atuam na praia, divididos em quatro categorias: ambulantes, locadores, quiosqueiros e rendeiras. Esse cadastro foi congelado, ou seja, novos trabalhadores não podem entrar sem autorização do município”, explicou.
Linha do tempo da engorda
de Ponta Negra
Junho de 2024:
24 de junho: A draga destinada à obra de engorda chega a Natal. Mas a
Prefeitura ainda aguardava a emissão das licenças ambientais pelo Instituto de
Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) para
iniciar os trabalhos.
Julho de 2024:
7 de julho: Sem a licença ambiental, a draga deixa Natal para realizar outros
serviços.
8 de julho: Prefeito de Natal na época, Álvaro Dias e o secretário de Meio
Ambiente, Thiago Mesquita, protestam na sede do Idema para pressionar pela
liberação da licença.
19 de julho: A Justiça do Rio Grande do Norte determina que o Idema conceda
imediatamente a licença de instalação e operação para a obra de engorda.
23 de julho: Cumprindo a determinação judicial, o Idema emite a Licença de
Instalação e Operação (LIO) para a obra, válida por dez anos e com 83
condicionantes a serem observadas durante a execução.
Agosto de 2024:
13 de agosto: Após a Prefeitura atender às condicionantes impostas, o Idema
reemite a licença, permitindo o início efetivo das obras.
29 de agosto: A draga retorna a Natal para iniciar as operações de engorda da
praia.
30 de agosto: Início oficial da obra de engorda, com a draga operando na jazida
localizada a cerca de 7 km do farol de Mãe Luiza.
Setembro de 2024:
3 de setembro: A obra é paralisada devido a problemas identificados na jazida
de areia, que apresentava alta presença de cascalho e volume insuficiente para
a continuidade dos trabalhos.
9 de setembro: A Prefeitura começa a avaliar novas alternativas para dar
continuidade à obra com a busca por uma nova jazida de areia.
21 de setembro: Após mais de duas semanas de paralisação, a obra é retomada com
a utilização de um novo banco de areia. O retorno aconteceu depois do Município
decretar estado de emergência em Ponta Negra e Via Costeira por avanço da maré.
Dezembro de 2024:
13 de dezembro: A DTA Engenharia informa que o aterro hidráulico da praia está
cerca de 70% concluído, com 3,2 km finalizados e aproximadamente 850.000 m³ de
areia já depositados. A previsão de conclusão é ajustada para o final de
janeiro de 2025.
27 de dezembro: Cerca de 3,5 km da extensão da engorda são liberados para uso
público, permitindo a realização de eventos como o Festival Vem Verão e as
celebrações de Réveillon na nova faixa de areia.
Janeiro de 2025:
10 de janeiro: A obra de engorda da Praia de Ponta Negra está em fase final,
com 90% dos serviços concluídos.
Até 31 de janeiro: Finalização da engorda, segundo o secretário da Secretaria
de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita.
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