SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 7 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA CHEGA AO RN E PREOCUPA POPULAÇÃO

Dois novos casos da gripe suína foram confirmados, ontem, no Rio Grande do Norte, pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). A notificação aumenta para quatro o total de situações confirmadas - com dois homens e duas mulheres. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, todos os pacientes contraíram o vírus H1N1 no exterior: dois no Chile, um na Argentina e outro no México.

Além dos pacientes, que foram mantidos em isolamento domiciliar durante sete dias (período de transmissão), os familiares e amigos que tiveram contato com as pessoas infectadas também foram monitorados - mas nenhum apresentou sintomas da doença. "O último paciente deve sair do isolamento amanhã (hoje)", disse Juliana.

Apesar do aumento no número de casos registrados no RN, Juliana afirmou que não há motivo para pânico porque "ainda não houve transmissão dentro do estado", forma tachada como autóctone. Mas a subcoordenadora disse que o crescimento -de todos os tipos de gripe - já era esperado devido à chegada do inverno. "Nessa época, são comuns os problemas respiratórios aparecerem com mais frequência porque as pessoas se aglomeram em lugares fechados e viajam aos locais com maior incidência da doença. Por isso, quem puder deve evitar esses países", alerta a subcoordenadora.

Juliana explicou que o Ministério da Saúde recomenda que sintomas leves, como febre, tosse, dores musculares e de garganta devem ser tratados na unidade de saúde mais próxima. Apenas os casos com alguma complicação - como febre súbita cerca de 48 horas após apresentar os primeiros sinais da doença, acompanhada de alguma modificação gastro-intestinal (vômito ou diarréia) - deverão ser encaminhados ao Hospital Giselda Trigueiro - unidade de referência apta a tratá-los.



APRENDENDO SOBRE A DOENÇA


Definição

- A Influenza A (gripe suína) é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus H1N1. O novo subtipo do virus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse e espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.



Sintomas

- Tosse, febre alta (acima de 38 graus), modificação gastro-intestinal, dor de cabeça.



Prevenção

- Lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar copos, pratos, talheres, alimentos e objetos de uso pessoal; cobrir com um lenço descartável a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente