Para saber disso, a
consultoria entrou em contato com mais de mil micro e pequenos negócios de todo
Brasil ao longo de todo o mês de agosto. O resultado? Sete em cada dez delas
afirmaram que são mais fortes hoje graças à sua presença no Facebook. Em cerca
da metade dos casos, a brincadeira vai ainda mais longe: a rede serve como base
para o próprio negócio, tendo sido construído primeiro nela.
Outro dado interessante é que,
para cerca de 75% dessas empresas, a participação no site fez com que suas
vendas aumentassem diretamente, levando a uma demanda maior por produtos e
serviços. Isso, claro, acabou fazendo com que dois terços delas também
precisassem fazer novas contratações para manter a operação em dia. Ou seja, o
Facebook pode ter contribuído para os 400 mil empregos gerados pelos micro e
pequenos negócios de janeiro a setembro deste ano.
Além disso, a pesquisa afirma que
a interação das companhias dentro da rede social vem ajudando a quebrar uma
série de barreiras do mercado nacional, incluindo o atendimento a clientes que
moram em outras regiões do país – ou até mesmo fora dele. Um ponto interessante
é que, mesmo que o Facebook não tenha todas as ferramentas de sites voltados
inteiramente para negócios, 70% das empresas entrevistadas dizem fechar pedidos
na rede diariamente. Pudera, já que quase todo o seu público (real ou
potencial) está por lá, certo?
TecMundo
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