SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Paciente em estado grave com obesidade mórbida que estava internado em UPA de Natal é transferido para hospital

Um paciente de 56 anos com obesidade mórbida foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) na manhã desta sexta-feira (8). Ele estava internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança desde a segunda-feira (2) no aguardo de uma vaga.

Com um quadro de infecção generalizada, Alexsandro Oliveira Carvalho está em estado grave e tinha urgência na transferência médica para um leito de UTI, considerado o mais apropriado para o seu tratamento. Sem vagas até a manhã desta sexta-feira, a família chegou a entrar na Justiça para acelerar o processo.

Após a disponibilização do leito, a equipe médica da UPA fez contato com a equipe do Huol, acionou ambulância e solicitou apoio ao Corpo de Bombeiros para o transporte, em razão do peso de Alexsandro.

Segundo Bianca Nóbrega, filha do paciente, diante quadro grave do seu pai, no contato entre as equipes médicas, foi solicitado que os profissionais do Huol estivessem de prontidão para o recebimento do paciente, já que até mesmo o transporte o colocava em risco de morte.

"Vim com o coração na mão pela vida do meu pai, todo segundo para ele é importante, e quando chegamos na porta do Huol não havia ninguém de prontidão, esperamos por cerca de 15 minutos com ele dentro da ambulância. Cheguei ao meu extremo de revolta", disse Bianca.

Sobre o tempo de espera, o Huol afirmou, em nota, que “o paciente foi transferido para o hospital em um transporte sanitário, não apropriado e não equipado de forma adequada, sendo necessária, na chegada ao Huol, uma cama de UTI para transportá-lo até o leito, procedimento não habitual, mas necessário para a segurança do paciente”.

Após a demora, Alexsandro foi recebido e internado em um leito de UTI do hospital, que possui equipe especializada e equipamentos adequados para o atendimento. A equipe aguarda estabilização do quadro do paciente para a realização de exames.

“Meu pai permanece muito grave, mas agora está em um local equipado para que ele possa lutar pela vida”, completou.

Alexsandro Oliveira Carvalho está acamado há oito meses, desde que sofreu uma queda. À época, o paciente estava com mais de 200 quilos. Após o incidente, ele foi submetido a uma cirurgia bariátrica no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), no dia 14 de março. De acordo com a família, a cirurgia ocasionou algumas complicações para o homem, que está em estado grave.

"Ele deu entrada na UPA no dia 2 de setembro, mas o quadro dele evoluiu muito rápido. A condição atual é que a qualquer momento ele pode chegar a óbito. Tentamos por todos os meios a vaga na UTI, inclusive ingressamos na Justiça, creio que já ultrapassa os limites legais", afirmou Bianca Nóbrega, filha de Alexsandro.

A proposta da cirurgia bariátrica era proporcionar uma perda de peso com o objetivo que Alexsandro voltasse a andar, já que a locomoção dele é feita com auxílio do Corpo de Bombeiros.

Diante da falta de vagas em UTI, a família de Alexsandro ingressou com um pedido judicial na Defensoria Pública da União na segunda-feira (4). A transferência aconteceu na manhã desta sexta-feira (8).

CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente