O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou, nesta segunda-feira (28), mais uma faixa para o tráfego na ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó, que está em obras há 19 meses. Com essa mudança, a restrição de circulação de veículos particulares no horário de pico da manhã, entre 6h e 8h, que estava em vigor desde janeiro de 2024, foi removida. Anteriormente, apenas veículos de transporte público podiam utilizar o trecho nesse horário. O DNIT informou que, nos próximos dias, retirará as placas de sinalização restritivas. Com essa intervenção, o fluxo no sentido Centro/Zona Norte será ampliado, já que uma das faixas da ponte decrescente (mais próxima à linha do trem) será destinada a esse sentido. Assim, haverá uma faixa de tráfego por sentido, sendo que a terceira faixa (faixa 2 da ponte, no sentido Zona Norte/Centro) será reversível.
A previsão do DNIT é de que a liberação total da ponte ocorra até o final de maio de 2025, com 100% das obras concluídas em um investimento total de R$ 30 milhões. A intervenção faz parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) e envolve ações que vão desde a recuperação de fundações até a reestruturação das faixas de rolamento, passeios para pedestres, juntas de dilatação e outros elementos estruturais.
Morador da zona Norte há um ano e meio, o motorista de aplicativo Leandro Henrique, 31, relatou que as dificuldades de mobilidade o levaram a mudar sua rotina de trabalho. “Comecei a recusar corridas durante o período de restrição. Só fazia o trajeto pela Ponte Newton Navarro”, disse. Mesmo com a liberação da nova faixa, ele é cético quanto à solução definitiva para os congestionamentos. “Nem com duas faixas vai solucionar de fato esse tanto. Lógico que vai melhorar, mas a solução vai ser outras pontes. Já cheguei a 1h20 no trajeto do Midway até Cidade das Rosas”, afirma.
Em razão da liberação de mais um trecho das obras, os motoristas precisam ficar atentos à nova sinalização da Avenida Felizardo Moura, uma das principais vias de ligação entre a zona Norte e as outras regiões de Natal. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) iniciou testes na via para avaliar o funcionamento dos equipamentos, a comunicação com motoristas e pedestres, além da sinalização da faixa reversível e da faixa exclusiva para ônibus, com placas luminosas de indicação de sentido. A pasta ressalta, no entanto, que os radares de velocidade da via ainda não estão operando.
No primeiro dia de operação durante a manhã da segunda-feira, foi registrada uma retenção significativa e incomum para o horário no sentido Centro-Zona Norte. De acordo com a pasta, “os motoristas se concentravam em três faixas, inclusive a reversível, gerando engarrafamento somente até a altura da Compal. Com a mudança, é normal que se estabelecem filas maiores ao longo da avenida até a liberação total da ponte”.
Durante este primeiro momento, equipes da STTU, compostas por inspetores e agentes de mobilidade, estarão no local para orientar os usuários da via sobre as novas sinalizações, especialmente sobre as faixas reversíveis e exclusivas de ônibus, que serão identificadas por luzes piscantes. A faixa reversível funcionará em horários específicos: das 5h às 12h no sentido Igapó/Bairro Nordeste; das 15h às 20h no sentido Bairro Nordeste/Igapó, e das 12h às 15h e das 20h e 5h da manhã, será fechada ao trânsito. A liberação das novas faixas foi possível após a reestruturação da avenida, que contou com investimentos de R$ 43 milhões em obras de drenagem, pavimentação, calçadas acessíveis, ciclovia e ampliação da capacidade de tráfego em 30%.
A Ponte de Igapó é responsável por interligar bairros da zona Leste à zona Norte, a região mais populosa de Natal. Cerca de 70 mil veículos trafegam diariamente pela ponte, que tem 600 metros de extensão e nunca havia passado por uma reforma completa desde a construção de suas duas estruturas, em 1970 e 1985.
Tribuna do Norte
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