SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Sistema Fecomércio RN resgata obras de artistas potiguares em nova edição do Parcerias Sinfônicas

 
Durante pouco mais de uma hora, a 4ª edição do show-concerto Parcerias Sinfônicas, projeto do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, transformou, na semana passada,  noite da terça-feira, 4, o Teatro Riachuelo em um espaço de resgate da obra de alguns dos maiores artistas potiguares. “Alpendre” reuniu a Orquestra Sinfônica da UFRN, os cantores potiguares Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa, além de um grupo de bailarinos, numa homenagem ímpar à nossa cultura.

“Alpendre é essencialmente potiguar: todos os envolvidos, desde os intérpretes, passando pelos músicos e pelos homenageados, são da terra. É mais uma forma que encontramos de reforçar o apoio e o incentivo que sempre demos à cultura norte-riograndense”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O presidente, inclusive, fez questão de levar alguns convidados especiais à apresentação de ontem. O representante do Ministério da Economia do estado alemão da Renânia Palatinado, Jürgen Weiler – que estava em Natal participando de um evento sediado pela Fecomércio –; o cônsul da Alemanha no RN, Axel Geppert; e o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Faern), José Álvares Vieira; foram alguns deles.

“É um espetáculo grandioso. Impressionante”, afirmou Weiler. “O Sistema Fecomércio e o presidente Marcelo Queiroz estão de parabéns. É um show empolgante”, reforçou Axel Geppert. Para o presidente da Faern, José Vieira, o show foi nada menos que “perfeito, emocionante e envolvente”.

Sob a direção de Diana Fontes, o show-concerto já antecipa o seu cenário pelo nome. Envoltos pela área típica de casas do interior ou litorânea, o alpendre, estão elementos da cultura nordestina que nos remetem às nossas raízes. Os cantores Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa interpretam nomes como Chico Antonio, Nei Leandro de Castro, Zila Mamede, Jorge Fernandes e Elino Julião. “Boi Tungão”, “Forró da Coréia” e “Linda, Baby” são alguns dos clássicos interpretados pelo trio.

Além de unir uma orquestra à poesia e à música produzidas no RN, Alpendre também agrega a dança. Em alusão aos “brincantes”, dançarinos que bailam no ritmo da cultura popular, seis bailarinos se revezam no palco, numa mescla de dança e artes cênicas. Cerca de 100 pessoas, entre orquestra, bailarinos, intérpretes e produção, fazem Alpendre, um tributo nunca antes visto às raízes culturais norte-riograndenses.

Alpendre pré-estreou no encerramento da Semana de Ciências, Tecnologia e Cultura da UFRN (CIENTEC) no dia 24/10. Até dezembro, será apresentado ainda em Mossoró e Caicó.


Sobre o Parcerias Sinfônicas
O projeto Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar. Todos os integrantes da Orquestra da UFRN recebem bolsa mensal graças ao projeto, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades. O Parcerias também pretende ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade, democratizando o acesso à cultura. Além dessa atuação, a cada ano o projeto lança um grande espetáculo, no qual a OSUFRN interage com artistas locais no mesmo palco.

Em 2011, culminou no Clássicos da MPB, do qual participaram a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara. O espetáculo se apresentou em Natal, Mossoró, Angicos, Parnamirim (praia de Pirangi) e Caicó, e ganhou o Prêmio Hangar de Melhor Show em 2011.

Em 2012, foi a vez de Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão, uma homenagem a Luiz Gonzaga no ano do seu centenário que também venceu o prêmio Hangar de melhor show. Dele, participaram os intérpretes Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Vale e Zé Hilton. Levado a Natal, Mossoró, Caicó, Parnamirim (praia de Pirangi) e São Paulo (SP), o espetáculo foi aplaudido por milhares de expectadores.

Em 2013, Vinicius de Morais foi homenageado em Vinicius: uma canção pelo ar..., com os cantores Alzeny Melo, Hilkélia Carlem, Erick Von Sohsten e Lysia Condé e os atores Rogério Ferraz e Quitéria Kelly.


Já em 2014, o Projeto Parcerias Sinfônicas foi mais uma vez indicado ao Prêmio Hangar de Música, desta vez pelo conjunto de ações formativas que são desenvolvidas pelo projeto em si ao longo do ano. Concorre, no dia 19 de novembro, na categoria Projeto Musical do Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente