Estrutura da Estação de
Transferência na marginal da BR-101 está em fase acabamento. Obra deve ser
concluída já para utilização em dezembro próximo, como prevê STTU
O secretário municipal adjunto
de Transportes, Clodoaldo Cabral da Trindade Júnior, informou o início das
obras havia sofrido um atraso de duas semanas, porque se aguardava a ligação
elétrica por parte da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), mas
as duas estações já deverão entrar em operação em dezembro, prazo previsto para
o fim das obras.
Clodoaldo Trindade Júnior
disse que em relação às outras quatro estações de transferências de
passageiros, duas deverão ser instaladas de um lado e outro da avenida Capitão-Mor Gouveia, em frente à
Estação Rodoviária da Cidade da Esperança; outra na avenida João Medeiros
Filho, no sentido Natal e antes do viaduto de Igapó e a última - “que está
sendo estudada” - em Mirassol ou na Cidade Alta.
Segundo Trindade Júnior, os
recursos para a construção dessas outras estações de transferências virão do
Orçamento Geral da União (OGU), dentro do Plano de Aceleração do Crescimento
(PAC-3) da Mobilidade Urbana, cujas propostas por parte da Prefeitura de Natal
já foram selecionadas pelo Ministério das Cidades, conforme portaria de nº 724
assinada pelo ministro Gilberto Occhi e publicada na edição de quinta-feira
(20) do “Diário Oficial da União (D.O.U).
A portaria do Ministério das
Cidades tornou pública, ainda, a seleção das propostas do município em relação
aos projetos de implantação dos corredores BRT/BRS Norte/Sul e Leste/Oeste, que
passarão pelas avenidas João Medeiros Filho, Presidente Bandeira, Prudente de
Morais e Terminal de Integração do Soledade, além da construção de quatro
terminais de ônibus e 1.052 abrigos de passageiros, que desde março já têm R$
13,5 milhões garantidos e incluídos no montante de R$ 23,12 milhões previstos
para a elaboração dos projetos executivos de corredores exclusivos e
semi-exclusivos de ônibus e construções de túneis nos cruzamentos das avenidas
Salgado Filho/Bernardo Vieira, Salgado Filho/Antônio Basílio, Salgado
Filho/Amintas Barros e Salgado Filho/Nascimento de Castro e duas passarelas na
avenida João Medeiros Filho.
Trindade Júnior afirmou que
pelas duas estações de transferência que começam a operar em dezembro, vão
circular 15 linhas de ônibus, com 1.015 viagens, sendo que a Estação Bairro
Latino, na Zona Sul de Natal, tem capacidade para a circulação simultânea de
250 passageiros, enquanto na Estação de Igapó podem passar, simultaneamente,
280 usuários do sistema de transporte coletivo de Natal.
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