SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 18 de setembro de 2010

MESTRADO EM FITOTECNIA DA UFERSA - MELHOR DO NORTE/NORDESTE

O Curso de Pós-Graduação Stricto sensu de Fitotecnia – Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal Rural do Semi-Árida aparece na Avaliação da Trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – com melhor conceito entre os cursos de pós-graduação em fitotecnia das regiões Norte e Nordeste, com conceito 5. Ainda pela avaliação da CAPES, o Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFERSA subiu do conceito 3 para o conceito 4, o que significa que o Mestrado em Ciência Animal tem bom desempenho.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Semi-Árido, professora Maria Zuleide de Negreiros, a divulgação dos resultados de avaliação da CAPES foi bastante satisfatório para a instituição que já enviou a proposta de criação do curso de Doutorado em Ciência Animal e caso seja aprovado entrará em funcionamento no próximo ano. “Além de manter o conceito 5 da Pós em Fitotecnia, aumentar o conceito da Pós em Ciência Animal é de grande importância para Universidade Federal do Semi-Árido que passa por um momento de expansão de suas atividades”, avaliou a professora.

Os programas de pós-graduação de todo país receberam notas numa escala de 1 a 7, sendo que: 1 e 2 indicam o descredenciamento do programa; nota 3, desempenho regular atendendo ao padrão mínimo de qualidade; nota 4 é considerado um programa com bom desempenho; 5 é a nota atribuída ao programa que atinge muito bom nível e as notas 6 e 7 indicam desempenho de referência e de inserção internacional. Para programas que tenham apenas mestrado 5 é a nota máxima.

Na avaliação deste ano, 112 programas receberam nota 7 e 186, nota 6. O Sudeste é a região com maior número de programas com notas 7 e 6, 95 e 139, respectivamente. Em seguida o Sul, com 15 notas 7 e 31 programas notas 6. A maior concentração de notas 7 e 6 nas regiões com maior tradição acadêmica, Sudeste e Sul, se dá pelo amadurecimento dos programas. As regiões N e NE, que tiveram o maior aumento de programas nos últimos três anos, ainda estão no processo natural de consolidação.

Na comparação de notas da Avaliação Trienal 2010 com as notas anteriores, 71% dos cursos mantiveram suas notas; 19% aumentaram; e 10% tiveram notas reduzidas. O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. Os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são autorizados pelo MEC e, por este motivo, não podem conceder certificados válidos de mestre e doutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente