SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Imunidade contra a Covid-19 pode ser duradoura, sugere estudo publicado na Nature

Foto microscópica mostra célula humana sendo infectada pelo Sars Cov-2, o novo coronavírus — Foto: NIAID via Nasa
Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (15) na revista científica "Nature" aponta que o sistema de defesa do corpo humano pode ser capaz de "lembrar" da infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) por um longo período de tempo.

A descoberta é importante porque ajuda a entender por quanto tempo uma pessoa que já teve a doença causada pelo vírus, a Covid-19, fica imune a ela. Isso ainda não foi entendido completamente pela ciência.

Os pesquisadores, de vários institutos de Singapura, analisaram amostras de 23 pessoas que se recuperaram da Sars (síndrome respiratória aguda grave), da pandemia de 2002 a 2003. Eles descobriram que um tipo de células de defesa, as células T, ainda é capaz de reagir à presença do vírus, mesmo 17 anos depois. Um estudo anterior já havia detectado a extensão dessa capacidade até 11 anos após a exposição.

Segundo os cientistas, o achado apoia a ideia de que pacientes com Covid-19 terão imunidade a longo prazo para o Sars-CoV-2 – que, assim como o vírus da Sars, é um betacoronavírus.

"Esses achados demonstram que as células T específicas para vírus induzidas por infecção por betacoronanvírus são duradouras, apoiando a noção de que pacientes com COVID19 desenvolverão imunidade a longo prazo por células T", explicam os pesquisadores no estudo.

As células T são um braço da resposta imune do corpo e trabalham eliminando as células infectadas, preferencialmente por um vírus. Elas montam uma resposta imune que é diferente da dos anticorpos (que funcionam melhor com bactérias), detalha Natália Pasternak, microbiologista e presidente do Instituto Questão de Ciência.

"As células T são essenciais para parasitas intracelulares, como o vírus. Elas reconhecem os parasitas que estão dentro das células – diferente do que os anticorpos fazem, que reconhecem melhor bactérias e parasitas que estão do lado de fora", diz Pasternak.

As células T podem ter uma "memória", que também pode ser de curto ou longo prazo. No caso dos coronavírus que causam resfriados, por exemplo, explica Pasternak, ela é curta. Ainda não se sabe por quanto tempo elas são capazes de "lembrar" do novo coronavírus, entretanto.

Entender mais sobre elas é importante porque já há pesquisas apontando que os anticorpos criados contra a Covid-19, outra parte do sistema de defesa do corpo, não duram muito tempo.

"A imunidade não é composta só por anticorpos, a gente responde também através da própria célula. Por isso eles foram investigar o papel das células T", explica Natália Machado Tavares, pesquisadora de imunologia e patologia da Fiocruz Bahia.

"O anticorpo tem o que a gente chama de meia-vida, e a partir de um dado momento ele perde a função, vai ser degradado. Mas a imunidade tem essa função, esse papel, de guardar uma sub-população de células de memória", completa.

O cientista Derek Lowe, que mantém um blog na revista científica "Science" – que, junto com a "Nature", é uma das mais importantes do mundo –, comentou que a descoberta sobre as células T pode resolver ajudar a resolver a questão dos anticorpos.

"Leva a acreditar que a imunidade guiada pelas células T talvez seja a maneira de reconciliar o aparente paradoxo entre respostas de anticorpos que parecem estar diminuindo a cada semana em pacientes convalescentes e poucos (se houver) relatos confiáveis de reinfecção. Seria realmente uma boa notícia", avaliou.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente