SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Novas manchas de óleo são encontradas no litoral do RN

Novas manchas de óleo foram encontradas no litoral do Rio Grande do Norte. Desta vez, o material foi identificado na praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal. De acordo com a Defesa Civil, agentes estiveram no local na sexta-feira (16), dia em que os resíduos foram verificados, e nos dois dias do último fim de semana. Amostras foram recolhidas e devem ser analisadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) do estado. 

  

Na manhã de quinta-feira (15), o Idema já havia confirmado o aparecimento de novas manchas de óleo nas praias da Mina, em Tibau do Sul, Sagi, em Baía Formosa, e nas praias de Barreta e Búzios, em Nísia Floresta. Em comunicado sobre esses casos, o Instituto afirmou que  medidas estão sendo adotadas em relação ao reaparecimento das manchas de óleo por meio do Grupo de Monitoramento integrado pelo Ibama, Marinha do Brasil - Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), Ministério Público Federal e Defesa Civil Estadual.

Além disso, segundo o órgão, não há confirmação de que o óleo tenha relação com o que foi encontrado em 2019. "Embora o surgimento de óleo seja esperado após o derramamento ocorrido na Costa Brasileira, no segundo semestre de 2019, até o momento, não há como indicar relação dos fragmentos encontrados recentemente nas praias", diz a nota.

 

Os primeiros registros das manchas de óleo que agora atingem o litoral potiguar ocorreram  no dia 26 de agosto, na orla de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. O material encontrado na capital foi recolhido pela  Agência Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH) e Capitania dos Portos para análise. O acompanhamento dos casos no município conta com o auxílio do Ibama  e da Marinha do Brasil.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente