SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Secretário diz que Ideb tem sido utilizado politicamente e justifica desempenho ruim do RN

O secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, disse que a leitura feita sobre os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ensino médio no país apresentam distorção da realidade. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM), na manhã desta segunda-feira (19), o secretário disse que a aprovação automática promovida por outros estados fizeram com que os índices subissem. De acordo com ele, o Rio Grande do Norte foi um dos poucos estados que conseguiu evolução na área de aprendizagem.

  

Pelos dados mais recentes do Ideb, divulgados pela Tribuna do Norte no fim de semana, o Rio Grande do Norte aparece com o pior ensino médio do país, com índice de 2,8, ficando abaixo da média nacional (3,9) e do Nordeste (3,8). De acordo com Getíulio Marques, devido à pandemia, foi autorizado aos estados recorrerem à aprovação automática dos estudantes, o que é um indicador utilizado no Ideb. Por isso, os estados que adotaram essa aprovação, tiveram um rendimento melhor do que os que decidiram reprovar os estudantes que não atingissem as notas necessárias.

"Não deveríamos comparar esse Ideb que está se utilizando politicamente e somente o secretário do Paraná foi favorável, porque sabia como seria. Foi permitido que a gente pudesse aprovar automaticamente, que é uma coisa que todos nós discutimos e somos contra. Diversos estados aprovaram 100% e isso gera esse dado", disse o secretário.

 

O Rio Grande do Norte, de acordo com Getúlio Marques, historicamente reprova muitos alunos, mas tem conseguido progressão na aprendizagem, "o que é uma dicotomia". "São dois vetores (para o Ideb), que é do desempenho e que é a nota. Todos os estados fazem a prova e a progressão que tiram do censo escolar. O estado tem dificuldade há muito tempo muito em aprovar. Existe uma cultura de aprovar pouco. Somos um dos estados que menos aprova. Mesmo que nossos alunos aprendam mais, nós reprovamos mais, o que é uma dicotomia", explicou. "Alguém que tirou a nota igual ao Rio Grande do Norte e colocou o 100% (de aprovação), vai ter índice melhor. Nós só aprovamos alunos que tinham condições de serem aprovados", ressaltou o secretário.

 

Em dados encaminhados à reportagem da Tribuna do Norte, o secretário aponta que o Rio Grande do Norte foi um dos seis estados do Brasil que conseguiu evolução nos índices de aprendizagem. Ponderando que o aumento também tem relação ao índices baixos que já eram encontrados ao longo dos anos, o secretário admitiu que "é mais fácil quem está abaixo ter maior evolução do que quem já está acima". Pelos números encaminhados, o Rio Grande do Norte apresenta crescimento na aprendizagem desde 2017.


Ainda na entrevista, o secretário afirmou que somente uma escola de tempo integral do Rio Grande do Norte teve sua nota computada na avaliação do Ideb. De acordo com Getúlio Marques, as escolas de ensino médio em tempo integral e as que ofertam educação profissional têm histórico de bom desempenho e tiveram dificuldades para a participação de 80% dos alunos, que é o percentual necessário para entrar na avaliação. A média de participação nacional foi de 73%, e somente uma das 59 de tempo integral teve sua nota computada, o que teria reduzido a média do Estado.

Dados

 

A Secretaria Estadual de Educação encaminhou números sobre avanço na proficiência em língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com ganhos de +13,8 e +10,9 pontos respectivamente, assim como também apontou que a aprendizagem da matemática teve ganhos de +9,3 e +8,6 pontos em cada etapa de ensino.


Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente