No Rio Grande do Norte, mais de 2,64 milhões de eleitores devem ir às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 167 municípios, para os próximos quatro anos. Destes, 93,93% possuem biometria registrada, o que representa aproximadamente 2,49 milhões de potiguares. Outros 6,07% eleitores não possuem biometria registrada, o que significa pouco mais de 160,6 mil.
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro. Já o segundo turno será no dia 27, se houver necessidade, em Natal, único município com mais de 200 mil eleitores.
De acordo com a Resolução do TSE nº 23.736/2024, são aceitos os seguintes documentos para comprovação de identidade: carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação. Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade.
Para identificação pelo e-Título, o perfil no aplicativo deve conter uma foto, o que só é possível com o cadastramento biométrico prévio. Se a foto não aparecer, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto. A Justiça Eleitoral recomenda baixar o aplicativo antecipadamente para evitar filas virtuais.
O cadastro biométrico será reaberto em novembro, após o fechamento em 8 de maio. Esse procedimento gratuito, que oferece maior segurança ao processo eleitoral e reduz filas, será retomado para alistamento, transferência e regularização do título. A biometria é uma ferramenta importante para fortalecer a democracia e garantir um processo eleitoral mais seguro e confiável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente