O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (12) a Operação Carnaval 2026, uma ação que vai integrar as forças de segurança pública e a equipe da Secretaria de Estado da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh) na missão de garantir segurança para os foliões em todas as regiões do estado, especialmente para as mulheres que contarão com o apoio da campanha de proteção e defesa “Se liga ou eu ligo 180”.
A Operação Carnaval 2026 se inicia nesta sexta-feira (13) e seguirá até a Quarta-feira de Cinzas, dia 18. Ao todo, em atividade extraordinária, aproximadamente 8 mil homens e mulheres da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal, com apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais e agentes de mobilidade urbana atuarão em todas as regiões do Estado para garantir segurança e tranquilidade para cidadãos potiguares e visitantes. O investimento é superior a R$ 10 milhões em diárias operacionais.
Para além das forças de segurança, também haverá uma ação da Semjidh, com o objetivo de garantir um ambiente seguro para as mulheres em todos os lugares onde a folia se instalar no Rio Grande do Norte.
“Nós estamos mesmo fazendo um combate à violência de gênero. Nós queremos as mulheres vivas, com o direito de brincar, de ser feliz e se divertir em paz. Por isso estamos investindo nesse trabalho integrado, tendo a nossa Secretaria Estadual de Mulheres à frente junto com a Polícia Civil e os demais órgãos, para que possamos assegurar um ambiente de paz, afeto e respeito para as mulheres no RN”, destaca a governadora Fátima Bezerra.
A secretária Júlia Arruda, da Semjidh, também reforça a mensagem de buscar por um ambiente seguro para as mulheres durante os dias de festa no Rio Grande do Norte.
“Estamos entrando na maior festa popular brasileira, que é o Carnaval, e com ele também aumenta a preocupação com os grupos mais vulnerabilizados, e a Semjidh tem atuado no sentido de que a folia seja boa para todo mundo, inclusive para as mulheres. Por isso, o Governo do Estado aderiu à campanha do Ministério das Mulheres, “Se liga ou eu ligo 180”, articulando com as forças de segurança e com os municípios, para que se crie um ambiente seguro para que as mulheres saibam que elas vão estar na festa e que não estão só”, explica Arruda.
Cultura sendo fomentada
O Governo do RN está investindo também na promoção da folia em todas as regiões do estado. A governadora Fátima Bezerra explica como se dá essa terceira frente de trabalho: “aqui estamos também promovendo a cultura. Através da Lei de Incentivo Câmara Cascudo, nós estamos chegando com um apoio de mais de R$ 15 milhões. Tudo isso é para que o RN tenha um carnaval seguro, com muita alegria e com muita paz”.
Mary Land Brito, secretária de Cultura do Estado, comenta sobre o alcance desse apoio. “Foram mais de 100 projetos inscritos, o que demandou um trabalho intenso da comissão que analisa esses projetos. Desse total, mais de 50 conseguiram o patrocínio, e com isso o carnaval do RN vai ficando mais potente, porque esses recursos estão chegando para festas em vários lugares do Rio Grande do Norte”, explica Brito.
Fortalecimento do Turismo
Os dias de momo no RN também vão além da folia. A festa popular é responsável por garantir resultados positivos para diversos setores econômicos, inclusive o turismo. Marina Marinho, secretária estadual de Turismo, explica essa relação.
“O Carnaval, a cultura, a assistência social, a segurança pública, tudo isso caminha lado a lado com o turismo, e a gente fica muito feliz de fazer parte de um governo que tem essa responsabilidade de proporcionar um carnaval livre mas também seguro, sobretudo para as mulheres, para os moradores do nosso estado e para os turistas que nos visitam. A expectativa é de uma ocupação na casa dos 80% de nossa hotelaria. E isso não é só gente hospedada, é gente ficando aqui, conhecendo nossas belezas, visitando o RN e gerando emprego e renda que é o que o Governo do Estado mais quer para o nosso povo”, destaca Marina.
Confira a atuação das forças na Operação Carnaval
Polícia Militar
A Polícia Militar é a força que conta com o maior efetivo nas ruas. A corporação empregará um total de 7.000 policiais para atuar nas festividades, com atuação especial em polos estratégicos, como Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Apodi, Assú, Macau, Caicó e em locais de grande concentração em toda a faixa litorânea.
Conforme a estrutura organizacional da PM, é responsabilidade do Comando de Policiamento da Capital as ações nos principais polos carnavalescos de Natal. Já o Comando de Policiamento Metropolitano está responsável pelas ações ostensivas e de fiscalização nas festas realizadas nas cidades da Grande Natal. Os festejos pelo interior do estado ficam sob responsabilidade dos Comandos de Policiamento Regionais.
Responsável pelas ações educativas e de fiscalização nas estradas estaduais, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) atuará em todo o RN, com reforço também nas ações da Operação Lei Seca, em parceria com o DETRAN-RN, no âmbito urbano de todas as regiões com eventos carnavalescos.
Polícia Civil
A Polícia Civil terá um efetivo extraordinário de 285 agentes, escrivães e delegados, com mais 155 policiais designados para as escalas nas Delegacias de Plantão da Zona Sul e Zona Norte de Natal e em Parnamirim. Também funcionarão em regime de plantão as DPS de Pirangi (em Parnamirim, na Praça São Sebastião), DP de Camurupim (Em Nísia Floresta, na Escola Municipal Maria Mércia de Carvalho) e DP de Maxaranguape.
Delegacias Móveis também estarão disponíveis para a população nas praias de Pirangi (Parnamirim) e Búzios (Nísia Floresta). Em Ponta Negra, na capital potiguar, serão duas DPs Móveis, sendo uma van na Praça dos Gringos e um ônibus na orla.
Plantões extras também funcionarão em Areia Branca, Tibau, Upanema, Caicó, Apodi, Touros, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Baía Formosa.
Corpo de Bombeiros Militar
Durante o período do Carnaval 2026, o Corpo de Bombeiros Militar irá empregar um robusto esquema operacional, com a atuação de mais de 570 bombeiros militares em todo o estado, reforçando as ações de prevenção, fiscalização, atendimento pré-hospitalar e salvamento, com foco na segurança da população e dos foliões.
No litoral potiguar, as ações de prevenção e salvamento aquático serão intensificadas sob a coordenação do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA). A operação contará com 26 postos de guarda-vidas distribuídos em 21 praias, garantindo resposta rápida a ocorrências de afogamento e apoio aos banhistas durante o feriado prolongado.
Na fiscalização de eventos, o CBM atuará em 26 eventos carnavalescos distribuídos em 16 municípios, abrangendo polos oficiais, blocos de rua e programações simultâneas. Para essa frente, estão previstas 13 guarnições, com o emprego direto de 26 bombeiros militares e 13 viaturas, assegurando o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico.
Já no Atendimento Pré-Hospitalar e salvamento, o efetivo será reforçado com 544 bombeiros militares.
Com esse planejamento integrado, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte reafirma seu compromisso com a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, atuando de forma preventiva e operacional para que o Carnaval 2026 transcorra com segurança em todo o estado.
Polícia Científica
Com as festas é grande a circulação de pessoas. E por isso é preciso redobrar a atenção. Nesse período, também aumenta a ocorrência do golpe conhecido como “Boa Noite, Cinderela” — quando drogas ou medicamentos são adicionados à bebida da vítima, reduzindo sua capacidade de reação e facilitando crimes como furto, roubo e violência sexual. A informação é uma das principais formas de prevenção. Por isso, a Polícia Científica do RN preparou orientações importantes para ajudar a proteger e fará campanhas móveis para orientar a população de como agir em caso de suspeita. Equipes em escala de plantão também atuarão durante todo o carnaval nas unidades da PCI em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
CIOPAER
O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) está presente na Operação Verão e também na Operação Carnaval. As duas aeronaves, Potiguar 01 e Potiguar 02, estão à disposição das forças de segurança e saúde do Estado para patrulhamento e eventuais acionamentos de resgate/salvamento.
Secretaria da Administração Penitenciária
A Polícia Penal também está intensificando as ações de segurança em todo o sistema prisional. As revistas estão sendo realizadas nas estruturas das 18 unidades que custodiam pessoas privadas de liberdade. Além disso, os grupos operacionais intensificaram o patrulhamento externo das unidades prisionais. As ações reforçam o trabalho diário dos policiais penais de plantão e são coordenadas pelo Departamento de Operações Táticas (DOT), com o apoio dos grupos operacionais da PP. Paralelamente, a Polícia Penal vai ampliar a fiscalização dos presos do regime semiaberto que utilizam tornozeleiras eletrônicas. Equipes da Central de Monitoramento Eletrônico atuarão no período festivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflita, analise e comente