As chuvas dos últimos dias
trouxeram esperança para o povo potiguar. Mas as precipitações fizeram com que
o rio Pitimbu ganhasse volume e contribuísse para o aumento de volume da Lagoa
do Jiqui. Neste processo, foi carreado sedimentos (barro) para o corpo hídrico
fazendo com que a cor da água ficasse alterada.
Moradores das Zonas Sul, Leste
e Oeste da capital estão percebendo nos últimos dias a cor amarelada da água
fornecida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Na
prática, a alteração de cor traz uma mudança estética para a água, porém, não
impede seu consumo. Vale ressaltar que a água distribuída em Natal está
recebendo todo o tratamento necessário para manter a sua potabilidade, de
acordo com as normas vigentes. Caso não chova mais, no período, a situação deve
estar totalmente corrigida em um prazo de até 15 dias.
De acordo com o
Superintendente de Operação e Manutenção de Natal, Lamarcos Teixeira, a mudança
da cor da água sempre acontece em qualquer manancial. “Com as chuvas ocorre o
carreamento de sedimentos para o rio. Quando o manancial passa por esse
processo tem um período, dependendo do volume de água das chuvas, para que haja
a sedimentação do material”. A companhia reforça que a população pode continuar
a fazer uso normal da água, porque sob o ponto de vista microbiológico ela está
apta para consumo.
A lagoa do Jiqui é responsável
pelo abastecimento de 30% da zona Sul de Natal e o restante, 70%, vem de poços
tubulares instalados em diferentes pontos da cidade. Com o aumento da
frequência de lavagem dos filtros durante o dia, por causa das partículas
sólidas carreadas para o manancial e captadas em suspensão, a empresa reduziu o
volume distribuído, para não comprometer a qualidade do produto.
Lamarcos ressaltou que neste
período são adicionadas as etapas de pré-cloração, auxiliar de coagulação, além
da filtração, a água passa por um processo de desinfecção para garantir o
residual mínimo de cloro obrigatório na rede de distribuição.
A Companhia informa que o
atendimento ao cidadão é realizado através do telefone 115, que funciona 24h
por dia, bem como, através do app (disponível para celular android).
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