O Ministério da Educação (MEC)
divulgou na manhã desta segunda-feira, 3, dados do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) 2017. Dois índices no Rio Grande do Norte se mativeram o
mesmo e um registrou leve subida em comparação a 2015.
De acordo com o levantamento,
o IDEB potiguar do Ensino Médio se manteve estável. Em 2015 o índice era 3,2 e
repetiu no ano passado. A meta era de 4,3. A nota dos anos finais do Ensino
Fundamental também não registrou variação entre 2015 e 2017. Nos dois levantamentos,
o índice foi de 3,8. Ele ficou pouco abaixo da meta estabelecida, que era de
4,3.
O índice do Ensino Fundamental
nos anos iniciais no estado ficou acima da média estipulada e teve um ligeiro
crescimento. Em 2017, o Ideb na categoria ficou em 5,0 contra 4,8 de 2015. A
meta é de 4,4.
Nenhum estado atingiu a meta
que tinha para 2017 no ensino médio e cinco ainda registraram queda na nota. A
situação, porém, também é grave nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º
ano), em que o Brasil teve aumento do Ideb, de 4,5 para 4,7, mas sem atingir a
meta de 5. No recorte estadual, 20 unidades da Federação estão na mesma
situação, abaixo do patamar projetado, e Minas Gerais registrou queda no
indicador.
O índice é calculado a cada
dois anos para o 5º e o 9º anos do ensino fundamental e o 3º ano do ensino
médio. Para compor o índice, O MEC leva em consideração as notas dos estudantes
na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de
fluxo, compilados pelo Censo Escolar.
O Ideb é um indicador de
qualidade dos ensinos fundamental e médio, que agrega conhecimentos
demonstrados pelos estudantes em português e matemática no Sistema de Avaliação
da Educação Básica (Saeb) e as taxas de aprovação ao longo do período escolar.
Pela primeira vez, a avaliação do ensino médio público foi censitário, e não
por amostra. A rede privada participou por adesão.
Em 2017, 41.515 escolas nos
anos iniciais do ensino fundamental, 25.530 nos anos finais e 9.597 do ensino
médio tiveram o Ideb calculado. Outras 5.241 dos anos iniciais, 10.147 dos anos
finais e 10.028 de ensino médio não tiveram o indicador medido. Elas ficaram de
fora porque não registraram o mínimo de 80% dos matriculados na prova do Saeb.
Os dados dos estabelecimentos, segundo o Inep, referem-se à rede pública, com
exceção do ensino médio, em que entram colégios privados na conta.
ENSINO MÉDIO
2015 – 3,2
2017 – 3,2
Meta – 4,3
ENSINO FUNDAMENTAL (Anos
iniciais)
2015 – 4,8
2017 – 5,0
Meta – 4,4
ENSINO FUNDAMENTAL (Anos
finais)
2015 – 3,8
2017 – 3,8
Meta – 4,3
DeFato
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