SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Incrível “mundo de marshmellow” é descoberto em torno de uma estrela anã vermelha

Depois do exoplaneta “algodão doce” e da detecção de “nuvens de cupcake” em Júpiter, uma descoberta publicada na revista científica The Astronomical Journal traz um novo item para a “prateleira de guloseimas” da Via Láctea. Agora, os astrônomos dizem ter identificado um mundo com densidade comparada à de um marshmallow orbitando uma estrela anã vermelha.

Esse achado tem grande importância para a ciência, indicando que exoplanetas com camadas significativas de gás podem ser encontrados orbitando de perto as pequenas e tempestuosas estrelas anãs. Até então, os astrônomos acreditavam que essas estrelas poderiam repelir gigantes gasosos de sua órbita.

“Planetas gigantes ao redor de estrelas anãs vermelhas têm sido tradicionalmente considerados difíceis de formar”, diz o astrônomo planetário Shubham Kanodia, do Laboratório de Ciência da Terra e Planetas do Instituto Carnegie, nos EUA, principal autor do estudo. “Até então, isso só foi examinado com pequenas amostras de pesquisas Doppler, que normalmente encontram planetas gigantes mais distantes dessas estrelas anãs vermelhas. Até agora, não tivemos uma amostra grande o suficiente para encontrar planetas gasosos próximos de forma robusta”.

Segundo o site Science Alert, as estrelas anãs vermelhas são, de longe, as mais numerosas da Via Láctea. Elas são muito pequenas, frias e escuras – tanto que nenhuma pode ser vista a olho nu, embora representem cerca de 73% de todas as estrelas da galáxia.

Por serem pequenas, elas queimam mais lentamente e têm temperaturas extremamente menores do que as de estrelas como o Sol, o que significa que sua vida é muito mais longa. Enquanto a expectativa de vida do nosso astro-rei é de cerca de 10 bilhões de anos, estima-se que as estrelas anãs vermelhas vivam trilhões de anos. 

Essa longevidade, juntamente com a abundância de estrelas desse tipo, indica que a vida alienígena, se existir, tem grandes chances de ser descoberta em um planeta orbitando uma anã vermelha.

Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente