SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Construção de empreendimento próximo ao Chapadão de Pipa é suspensa pelo Idema


As obras de construção do empreendimento Okan Pipa Multi Residence foram suspensas por determinação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A decisão, que foi confirmada na quarta-feira (4), ocorreu porque, de acordo com o Idema, o projeto que havia sido licenciado era diferente do que estava sendo construído e não havia a autorização para o canteiro de obras. 

O empreendimento Okan fica localizado em uma área considerada "área vermelha" de falésia, na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul. A obra já vinha sendo questionada por diversos movimentos ligados à proteção ambiental e havia dúvidas sobre os possíveis danos que o empreendimento supostamente poderia causar ao local. O tema, inclusivem foi discutido em audiência pública na praia de Pipa, no dia 25 de setembro.

A discussão ocorreu porque, de acordo com o movimento, estavam ocorrendo diversas violações de direitos fundamentais e ambientais na região do Chapadão e da Praia das Minas, também em Pipa, referentes ao empreendimento imobiliário que está sendo viabilizado. Durante o encontro, representantes do grupo "Todos Pelo Chapadão" e do "Núcleo Ecológico da Pipa" fizeram uma explanação geral sobre a situação. 

O advogado Faiçal Isidoro apontou uma série de questionamentos jurídicos sobre a legalidade de empreendimento no chapadão. O advogado, entre outras coisas, havia apontado que já havia argumentos para a suspensão da licença por suposto descumprimento do que estava previsto na licença prévia como condicionante ao início dos trabalhos. Segundo ele, houve modificações nas especificações do projeto relacionadas à destinação e tamanho do empreendimento. E esse foi o entendimento também do Idema, após fiscalização que ocorreu no local após a audiência.

No debate, o diretor-técnico, Werner Farkatt, explicou que órgão "em nenhum momento esteve alheio a essa situação" e que as denúncias que foram citadas já estavam em análise, mas que antes de qualquer intervenção, os dados seriam auditados. De acordo com ele, o Idema está trabalhando "dentro de um regramento e análise documental". Ao fim da audiência, um encaminhamento foi que haveria a solicitação formal de uma nova etapa de fiscalização ambiental das licenças sobre as obras que estão em curso e uma possível revisão.

Segundo o Idema, o órgão embargou a obra por descumprimento de condicionantes do Licenciamento Ambiental, já que o empreendimento estava construindo com um projeto diferente ao que foi licenciado e o canteiro obras não possuía autorização.

 A constatação ocorreu após visita do 

Núcleo de Construção Civil e da Fiscalização do Idema, que foram ao local e identificaram as irregularidades.

Ainda de acordo com o Idema, a empresa responsável protocolou novo projeto, que está em análise no Núcleo de Construção Civil.

A reportagem da Tribuna do Norte entrou em contato com a empresa para ter um posicionamento sobre a suspensão, mas ainda não obteve resposta. 

Empreendimento

Em seu site oficial, a empresa que está realizando a obra define o Okan como uma área "cercada pelo verde da natureza e com uma vista privilegiada para o mar cristalino da Praia de Pipa, proporcionando contato direto com o melhor da região".

Na descrição, o Okan Pipa Multi Residence segue o conceito da multipropriedade, sendo um "empreendimento projetado para dias de descanso em família, que tem o conforto de um hotel e o acolhimento de um lar".

No projeto está prevista a construção de uma estrutura de alto padrão, incluindo piscina, academia e outros serviços.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente