SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quinta-feira, 2 de maio de 2013

REGIÃO CENTRAL - REUNIÃO NA APASA: HENRIQUE ALVES DIZ QUE PROBLEMAS DA SECA DEVEM SER ENCARADOS E RESOLVIDOS COM RAPIDEZ

A APASA – Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos, realizou nesta quinta feira, 02 de maio, uma reunião regional de produtores, que contou com a presença de diversas autoridades do estado.
Estiveram presentes os representantes da ACOSC, ANOC, EMPARN, CONAB, DENOCS, EMATER, FAERN, Secretaria de Agricultura do Estado, dentre outros.
A presença especialmente convidada e convocada para o encontro foi a do Deputado Federal Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados.
Presentes também o prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra e o prefeito de Fernando Pedroza, José Renato.
RENATO E JACKSON
A reunião que contou com a representatividade de diversas cidades, como Assú, Itajá, são Rafael, Fernando Pedroza, Afonso Bezerra, Lajes, Santana do Matos, Angicos e outras, serviu para que os produtores rurais pudessem expor os problemas vividos atualmente pelo homem do campo.
MARCONE ANGICANO ABRE A REUNIÃO
 Ao abrir o evento de forma oficial, Marcone Angicano, presidente da APASA, pediu para que se busque soluções para os problemas do homem do campo, pois as chuvas que caíram servem apenas para matar a sede do gado, e não dá ainda para fazer pasto suficiente ou mudar a condição terrível que os pecuaristas vêm enfrentando com o flagelo da seca. De acordo com Marcone, não dá pra sobreviver sem a ajuda dos governos.

HENRIQUE CONVOCOU COMISSÃO PARA VISITA A MINISTÉRIOS

Durante a Reunião de Trabalho, que foi realizada de forma compacta, muito foi discutido e debatido sobre os problemas financeiros do produtor rural, que enfrenta dificuldades extremas quando tenta negociar com bancos, como o do Nordeste, pois este continua inclusive, executando dívidas em pleno período emergencial.
O deputado Henrique interviu nos primeiros discursos, dizendo que tem forte interesse em ajudar a solucionar o problema e convocou uma comissão de pecuaristas “formada por três ou quatro, para que possamos ir ao Ministério da Fazenda, dia 14, por exemplo, e de lá, visitarmos outros ministérios para que viabilizemos as mudanças necessárias na legislação e nas condições de atendimento ao homem do campo”.

PECUARISTAS QUEREM LEGISLAÇÃO ESPECIFICA PARA SECA
Durante a reunião o produtor rural João Maria Pinheiro sugeriu que seja criada uma legislação especifica para o homem do campo, que políticas públicas sejam fixadas e que a lei seja regulamentada para que quando o produtor rural venha a enfrentar outros períodos de estiagem e de seca ele esteja acobertado, que saiba exatamente o que terá a sua disposição,  sem precisar estar mendigando.

O prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra, disse que o crédito está travado e lamentou a burocracia existente atualmente “que atravanca o  homem do campo, tirando as condições deste sobreviver da sua produção, principalmente em períodos como esse”. Jackson externou que o pequeno e médio produtor rural está literalmente quebrado, os rebanhos estão dizimados e que a região está entrando em falência.

ENFRENTANDO A SECA E BUSCANDO SOLUÇÕES
JUNIOR TEIXEIRA
 O atual Secretário de Agricultura do Estado, Junior Teixeira disse que ele empreenderá esforços no sentido de tomar conta da situação, enfrentar os problemas e buscar soluções para os principais pontos negativos apresentados ali. Ele também anunciou em primeira mão mais um aumento no preço do leite, praticado pelo governo.

A LUTA PARA SALVAR OS REBANHOS

CLEMENCEAU
O ex-prefeito e pecuarista Clemenceau Alves mostrou sua preocupação e clamou ao primo Henrique para que ajude o homem do campo. Ele citou a situação gravíssima vivida por todos que sobrevivem graças a pecuária e disse que é hora dos governos encontrarem soluções, citou também que o estado vizinho do Ceará já está plantando milho e sorgo para ajudar os produtores e sugeriu que o estado faça o mesmo, principalmente no Vale do Assú. A preocupação de Clemenceau é com o “volumoso”, o milho e outros incrementos que ajudem a salvar o rebanho do RN. “ Se Nada for feito Henrique, o rebanho do estado será dizimado, encolherá, ficará com menos de 30% do seu volume total ao fim deste ano, então é preciso que você procure ajudar ao povo sofrido da nossa região, para pelo menos, aliviar o problema terrível que ainda aflige o nosso sertão”.
Ele foi muito aplaudido pelos presentes, que sabem da real situação vivida por todos atualmente.
Muito foi prometido durante a reunião, agora, os pecuaristas irão aguardar o descortinar do resultado e do andamento das ações prometidas.

2 comentários:

  1. Amigo Carlos,

    Quero aqui parabenizar o presidente da APASA pela iniciativa de reunir os produtores, com o objetivo de discutir com as autoridades competentes a situação vividas por esses produtores. Enquanto angicana espero que o nosso grande líder e presidente da Câmara faça alguma coisa para ajudar o homem do campo.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber porque o prefeito não foi convidado para esta reunião? ele deveria está lá.

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente