SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sábado, 22 de janeiro de 2011

INVERNO EM JANEIRO JÁ É O MAIS RIGOROSO DOS ÚLTIMOS ANOS

Confirmado pelo Governo do Estado a previsão de inverno com chuvas na média ou acima da média. O governo estadual liberou, oficialmente, o relatório enviado à governadora Rosalba Ciarlini, em que a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) informa as primeiras previsões climáticas para o período de inverno – de fevereiro a maio de 2011 - no Rio Grande do Norte, com precipitações de chuvas que variam de 535 milímetros a 1.554 mm, dependendo da região.

De responsabilidade da Gerência de Meteorologia da Emparn, o relatório diz que a tendência de chuvas nos próximos quatro meses, devido as condições oceânicas e atmosféricas, é de variação em torno da “normal histórica sobre o setor semiárido do Estado”.

O documento ressalta que o Semiárido Potiguar tem como característica alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos: “Isto significa que algumas localidades poderão receber uma quantidade de precipitação maior do que outras”.

Um dos meteorologistas da Emparn, Gilmar Bristot, alerta que uma previsão final sobre a ocorrência de chuvas será tirada da 3ª Reunião de Análises Climáticas para o Semiárido Nordestino, que a Emparn estará sediando nos dias 17 e 18 de fevereiro.

Bristot diz que esse relatório preliminar é importante para as áreas de Defesa Civil, de Recursos Hídricos e para toda a cadeia do agronegócio do Rio Grande do Norte.


Para Bristot, o monitoramento das chuvas também permitirá a área de recursos hídricos, por exemplo, saber se, caso chova 10% acima da média histórica, quanto de área pode ser alagadas nas regiões mais susceptíveis a inundações, como os Vales do Apodi e do Açu.

O relatório cita as barragens Armando Ribeiro Gonçalves e de Santa Cruz, “que estão construídas “nas áreas de risco de inundação” e cuja capacidade de recebimento das águas pluviais são monitoradas pela área de recursos hídricos.

Segundo Bristot, como as bacias dessas barragens estão no cristalino, o volume de água que escoa para elas é muito grande, daí o fato das inundações nas regiões dos Vales do Açu e Apodi.

Em época de inverno normal, em fevereiro chove uma média de 60 mm na região Agreste e acima de 100 mm no Oeste e parte do Seridó. Em março, chega a chover 300 mm no Alto Oeste. Em abril, a média fica entre 150 mm e 2700 mm no Alto Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente