O Google vai encerrar, definitivamente, o
Orkut nesta terça-feira (30) após dez anos de atividade. O anúncio do fim da
rede foi feito em 30 de junho e, na ocasião, a companhia disse que vai se
concentrar em outras plataformas sociais.
Para quem quer recuperar as
informações contidas na rede social, o Orkut disponibilizou uma ferramenta
chamada Takeout. Com ela, é possível guardar álbuns de fotos, scraps (recados)
e depoimentos.
Histórico
Fundado pelo turco Orkut
Büyükkökten, que trabalhava no time de engenharia do Google, o projeto da rede
social fazia parte de uma iniciativa da gigante das buscas, que disponibilizava
20% do horário do expediente para funcionários trabalharem em um projeto novo.
A rede social fez sucesso,
basicamente, em dois países: Brasil e Índia. Isso fez com que o Google em 2008
transferisse a responsabilidade pela plataforma entre os engenheiros do Google
nessas duas localidades.
No Brasil, o Orkut foi por
bastante tempo a rede mais acessada no país. Com a popularidade, também vieram
os problemas. Em função da disseminação de pornografia infantil no site, em 2
de julho de 2008, o Google assinou um TAC (termo de ajustamento de conduta) com
o MPF (Ministério Público Federal), comprometendo-se em cooperar com a Justiça
para localizar infratores.
A primeira experiência de rede
social do brasileiro foi escancarada no Orkut. Não faltavam conteúdos
esquisitos postados por usuários. Houve até sites especializados em reunir esse
tipo de conteúdo, como o “Pérolas do Orkut”.
Outro aspecto da rede social é
que ela foi também palco de uma das primeiras webcelebridades brasileiras:
Katilce Miranda. Após ser beijada por Bono Vox, do U2, durante um show de 2006,
a carioca recebeu em sua área de scraps (recados) mais de 1 milhão de mensagens.
A iniciativa ficou conhecida como “Chat da Katilce”.
Declínio
Em 2011, ano que marcou o
início da queda da rede, o Orkut afirmou que não temia a ameaça do
Facebook — então com 600 milhões de
usuários no mundo (hoje o número de usuários ultrapassa 1 bilhão). Em setembro
daquele ano, o Ibope confirmou que a rede social de Mark Zuckerberg havia
passado a rede do Google em número de usuários no Brasil.
Além da popularização do
Facebook, outra mudança que contribuiu para a queda do Orkut foi a o lançamento
do Google+ em julho de 2011. No ano seguinte, a plataforma passaria a conectar
os perfis do Orkut à rede, unificando postagens.
Oficialmente, o Google cita
que Google+, YouTube e Blogger acabaram “canibalizando” o Orkut, na medida que
não valia mais a pena manter a rede social idealizada pelo engenheiro turco.
“Foram dez anos inesquecíveis.
Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente.
Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas
conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”,
escreveu Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, em post sobre o fim do
Orkut.
UOL
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