Bancos como BMG, Bradesco,
Pan, Safra, Santander, Caixa e Itaú e telefônicas como Claro, Nextel, Oi, Sky,
Vivo Telefônica e Tim foram multadas pelo Procon-SP por não cumprirem a lei que
proíbe os serviços de telemarketing de contatarem consumidores inscritos no
cadastro de bloqueio.
Segundo o órgão de defesa,
foram analisadas cerca de 25 mil denúncias entre os dias 2 de abril do ano
passado e 2 de maio deste ano.
O link para denúncias e também
para incluir o telefone na lista de bloqueios é o
www.procon.sp.gov.br/bloqueiotelef.
As informações são de que,
desde 2009, 371 empresas foram autuadas e 1,8 milhão de telefones foram
cadastrados por consumidores que não querem receber esse tipo de telefonema.
Segundo Procon-SP, no momento,
as empresas estão recebendo os autos de infração com o valor das multas. O
órgão disse que não poderia informar quanto é, mas que o valor é definido sobre
o faturamento de cada empresa. É comum que essas multas acabem na Justiça.
RECLAMAÇÕES
Dentre as principais
reclamações dos clientes estão a insistência na oferta de produtos e serviços,
os telefonemas gerados por máquinas, fazendo o consumidor “conversar” com um
gravação e as ligações que não se completam e ocorrem várias vezes ao dia, seja
por telefone fixo ou celular.
O Itaú Unibanco afirmou que
mantém seus cadastros atualizados e respeita a legislação vigente e as
solicitações de seus clientes. O Santander informou que cumpre a legislação
pertinente à utilização de telemarketing na comunicação com seus clientes. A
Porto Seguro afirma que opera de acordo com a legislação e em prol das
necessidades de seus clientes.
O BMG e a Sky disseram que não
se manifestariam.
Os demais não responderam ou
não foram localiza dos. Em nota, a Vivo informou que revisa constantemente os
procedimentos de abordagem com clientes.
FOLHAPRESS
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