SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Governo do RN viabiliza participação de mais de 140 artesãos na Brasil Mostra Brasil

Programa Estadual do Artesanato do RN selecionou profissionais das mais diversas tipologias artesanais de municípios potiguares

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Proarte (Programa Estadual do Artesanato do RN) da SETHAS, possibilita a participa da 27ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, até o próximo domingo, 9 de outubro no Centro de Convenções da Via Costeira.

A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, as subcoordenadoras do Proarte, Graça Leal, e da Economia Solidária, Lidiane Freire, nesta quarta-feira, 5, visitaram os estandes e bancas dos artesãos selecionados pelo Governo do Estado.

 

“A SETHAS, seguindo as determinações e orientações da nossa Governadora, Professora Fátima Bezerra, não tem medido esforços para garantir aos/as artesã/os potiguares espaços de divulgação e de apoio à comercialização da produção artesanal do nosso Estado”, frisou a secretária Iris Oliveira.

Fomentar, apoiar, fortalecer e promover a atividade artesanal e toda a cadeia produtiva do segmento é um dos objetivos do PROARTE que o Governo do Estado torna efetivo.

Nesta edição 2022 conta com 146 artesãos de 20 municípios do RN com as mais diversas tipologias representam a produção artesanal do Estado, tanto de profissionais individuais, associações e da economia solidária, explicou a subcoordenadora do Proarte, Graça Leal.

Nos estandes e bancas do Governo do Estado do Rio Grande do Norte a riqueza do artesanato potiguar é representada pelas mais diversas tipologias em peças de madeira, barro, crochê, bordado.

Cláudia Mendonça, de Passa e Fica, é especializada em renda frivolité, de origem francesa que é tradição no município há mais de 60 anos. Participando das feiras por meio de editais do Governo, ela diz que este tipo de evento fortalece o artesanato e a tradição local.

A costura criativa da artesã Agriana Salustra Nascimento, em forma de patchwork, reutilização de tecidos de sombrinhas. Na parte culinária, a artesão Liana Regina, de Macaíba, produz óleo de coco prensado a frio e desidratado no sol.

“Depois dele (o óleo) extraído eu coloco a planta dentro do óleo do coco e fica maravilhoso, porque não é essência, é a própria planta de alecrim e de camomila”.

Uma mestra do artesanato, Maria do Carmo, também de Macaíba, produz peças em barro e palhas e disse que é importante a participação em feiras para divulgação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente