SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 8 de março de 2024

RN atingiu 33% da média de chuva esperada para o mês de março de 2024

Os primeiros sete dias de março de 2024 registram bons acumulados a média 53,5mm mm chuva no Rio Grande do Norte representando 33% do volume esperado para o mês inteiro, que é de 160mm. De acordo com Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) os maiores acumulados ocorreram nas regiões do Oeste Potiguar e Seridó Potiguar. O fato se deve a atuação da Zona de Convergência Intertropical, fenômeno meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas no Nordeste Brasileiro nesta época do ano, associada as temperaturas aquecidas das águas superficiais do oceano Atlântico, na sua faixa equatorial.

  

Os municípios mais chuvosos entre 01 e 07 de março foram no Oeste Potiguar, José da Penha com 147,4 mm e Umarizal com 134 mm ; e no Seridó Potiguar, Santana do Seridó com 132,1 mm e  São José do Seridó - 122,4 m.

 

Para o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot “as chuvas vem ocorrendo em todas as regiões do estado e deverão continuar até o dia 20 março contribuindo para o abastecimento dos reservatórios e favorecendo a atividade agropecuária”. 

Embora o fenômeno El Ñino ainda esteja atuando, as análises indicam o início do seu enfraquecimento. “A previsão anunciada para sociedade dos meses de janeiro e fevereiro, com volumes de chuva acima da média esperada, se confirmou. Os meses de março e seguintes ainda estão em análise devido a essa percepção de enfraquecimento do fenômeno El Ñino seguindo da categoria moderada para fraca, mas que ainda não é possível uma avaliação mais apurada’, disse Bristot.

 

Até o próximo domingo (10), o Sistema de Monitoramento lançou avisos meteorológicos de probabilidade de chuvas intensas, podendo superar 50mm em todas as regiões do estado e em qualquer momento do dia.”Nas regiões de Mossoró e Agreste Potiguar, as chuvas poderão vir acompanhadas de descargas elétricas”, alertou Bristot.

 

Em caso de chuvas intensas com incidência de raios, a Defesa Civil do Rio Grande do Norte recomenda não se abrigar debaixo de árvores; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e se possível, retirar os aparelhos elétricos eletrônicos das tomadas e desligar quadro geral de energia, em caso de necessidade de atendimento emergencial, acionar a equipe pelo número 981201297 e Corpo de Bombeiros 193.

 

O Sistema de Monitoramento pode ser acessado nos seguintes endereços eletrônicos emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente