A campanha de Allyson Bezerra (União Brasil) ao Governo do Rio Grande do Norte ampliou sua base municipal com a adesão de três prefeitos que estavam alinhados a Álvaro Dias. A sequência alcança Pendências, Nísia Floresta e Pureza e impõe duas baixas ao PL, partido pelo qual Álvaro disputa o Governo do Estado.
As mudanças fortalecem a presença de Allyson no Vale do Açu, na Grande Natal e no Mato Grande. Também provocam desgaste na estrutura política montada por Álvaro, especialmente porque os prefeitos Gustavo Santos, de Nísia Floresta, e Ricardo Brito, de Pureza, continuam filiados ao PL.
A primeira mudança ocorreu em Pendências. A prefeita Lays Helena Cabral de Queiroz, conhecida como Dra. Lays, deixou o grupo de Álvaro e passou a integrar a base de Allyson. A adesão foi apresentada durante a convenção da coligação Esperança e Trabalho, realizada em 26 de julho, em Natal, e voltou a ser registrada no levantamento estadual de apoios municipais atualizado no início de agosto.
O apoio ganhará uma nova demonstração pública neste sábado (29), quando Dra. Lays receberá a “Caravana do Azulão” em Pendências. A mobilização está prevista para as 14h e integra a agenda de Allyson pelo Vale do Açu.
Duas baixas no PL em dois dias
A movimentação ganhou intensidade nesta semana. Na terça-feira (25), o prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos, anunciou apoio a Allyson, pouco mais de três meses depois de ter recebido Álvaro Dias no município e declarado adesão ao então pré-candidato do próprio partido.
Gustavo decidiu permanecer no PL, comandado no Rio Grande do Norte pelo senador Rogério Marinho. Além de administrar um município da Região Metropolitana de Natal, o prefeito preside a Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap), aumentando a repercussão política da mudança.
No dia seguinte, Álvaro sofreu outra baixa dentro de sua legenda. O prefeito de Pureza, Ricardo Brito, também do PL, oficializou apoio a Allyson. O anúncio foi feito ao lado do vice-prefeito José Miran, do presidente da Câmara Municipal, Fabiano Silva, e de vereadores e lideranças políticas do município.
Com Gustavo e Ricardo, Allyson passou a contar com dois prefeitos filiados ao partido do principal adversário. Os apoios também ampliam a estrutura eleitoral do candidato do União Brasil em áreas onde sua presença política ainda estava em processo de consolidação.
Disputa pelas bases municipais
A adesão de um prefeito não significa transferência automática de votos, mas oferece vantagens importantes em uma campanha estadual. Gestores municipais mantêm interlocução com vereadores, lideranças comunitárias e grupos políticos locais, além de contribuírem para a organização de agendas e mobilizações de rua.
Em menos de um mês, Allyson incorporou três gestores anteriormente vinculados a Álvaro. Para a campanha do União Brasil, a sequência cria uma narrativa de crescimento e capacidade de atrair aliados de diferentes partidos e regiões.
Para Álvaro, as mudanças expõem dificuldades para manter unida sua base municipal. O efeito político é maior nos casos de Nísia Floresta e Pureza, pois os dois prefeitos permanecem no PL e passam a trabalhar pela candidatura de um adversário da legenda na eleição estadual.
Allyson percorre o Vale do Açu
A passagem por Pendências fará parte de uma extensa agenda de Allyson neste sábado. A caravana começará às 8h, em São Rafael, e seguirá por Carnaubais, às 10h; Alto do Rodrigues, às 11h30; Pendências, às 14h; Ipanguaçu, às 16h; Itajá, às 17h30; e Assú, às 18h30.
A mobilização ocorre enquanto Allyson mantém a liderança na disputa estadual. Pesquisa DataVero divulgada nesta sexta-feira (28) mostra o candidato com 34,94% no cenário em que são apresentados os apoios políticos. Álvaro Dias aparece com 25,85% e Cadu Xavier, com 23,21%.
O levantamento ouviu 1.500 eleitores em 50 municípios entre 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-03434/2026 e RN-06156/2026.
AgoraRN