SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Novo golpe no WhatsApp invade contas de usuários no Brasil. Saiba como se proteger

Uma reportagem transmitia ontem (12/02) no programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou que um novo tipo de golpe anda ameaçando os usuários do WhatsApp. Nele, contas são clonadas e bandidos utilizam este acesso para extorquir os contatos das vítimas, pedindo dinheiro e informações sigilosas. A seguir você confere detalhes sobre como esse esquema funciona e uma dica de como se proteger e manter sua conta mais segura.

Review do WhatsApp
Esse tipo de golpe não é bem um novidade, mas a repercussão do mesmo na grande imprensa serve para alertar inúmeros usuários de mensageiros instantâneos, principalmente os que utilizam o número do celular como base de cadastro e acesso de contas. A reportagem exibida pelo Fantástico mostrou detalhes de como criminosos estão clonando contas do WhatsApp e se aproveitando da identidade da vítima para extorquir seus contatos. 

Em alguns casos, inclusive, esse golpe obteve êxito, visto que algumas vítimas chegaram a fazer depósitos e transferências entre R$800,00 e R$1.000,00 para os golpistas, que se passaram por familiares dessas vítimas.

A clonagem de contas permite que um número de WhatsApp seja habilitado em outro smartphone. Como sabemos, algumas informações são sincronizadas logo primeiro acesso, como a foto do perfil e contatos recentes. Segundo Ronaldo Prass, especialista ouvido na reportagem, para que essa ponte aconteça é necessário que um funcionário da operadora auxilie concedendo o número do telefone da vítima para a quadrilha especializada.

Neste caso, exibido pela reportagem, um funcionário da Vivo foi preso em flagrante dentro de uma loja da operadora. Em seu WhatsApp a polícia identificou o esquema e os diálogos que envolviam o recebimento de propina para que o mesmo pudesse clonar os números de celulares dentro da operadora. A fraude acontecia nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Maranhão e no Distrito Federal.

Com a conta do usuário em mãos esses usuários tem pouco tempo para agir, visto que em questão de minutos o WhatsApp identificará que o mesmo número de telefone está rodando simultaneamente em aparelhos diferentes. Contudo, esse curto espaço de tempo é mais do que suficiente para que o golpe seja aplicado.
Como evitar clonagem de conta do WhatsApp
É válido ressaltar que este é apenas um caso apurado e divulgado na grande mídia, mas é possível que outros bandidos e quadrilhas estejam atuando em esquemas semelhantes em outros estados e cidades. Na semana passada o WhatsApp anunciou a chegada do recurso de autenticação em duas etapas, que adiciona uma senha ao mensageiro, que é solicitada sempre que o número de telefone estiver sendo ativado em outro aparelho.

Este recurso cai como uma luva na prevenção desse golpe de clonagem de contas, visto que apenas com a senha será possível acessar informações do usuário num novo dispositivo, seja ele Android ou iPhone.

Acesse as configurações do WhatsApp e clique em "Conta". Na sequência, selecione "verificação em Duas Etapas" e informe senha e endereço de e-mail pare recuperação.

AndroidPit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente