SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

GOVERNO REDUZ PROGRAMA DO LEITE E PREJUDICA POPULAÇÃO CARENTE

Depois de mais de uma década de vida, o Programa do Leite do governo estado pode estar sendo gradativamente desativado pelo atual governador, Iberê Ferreira [PSB]. O governo passou o ano inteiro falando sobre uma possível paralisação neste, e a coisa começou a se delinear a partir do resultado do pleito de 3 de outubro. A decisão da redução provoca um impacto negativo no principal pilar da economia do estado do RN. Agropecuaristas que já estavam enfrentando dificuldades devido a estiagem prolongada, agora terão que sofrer mais esse aperto.


Enquanto isso, as famílias contempladas que atualmente recebem diariamente cada uma, um litro ou mais de leite, agora terão a cota reduzida em um terço. A distribuição integral acontecia até o mês de setembro do corrente ano. O governador Iberê Ferreira de Souza, que já vinha ameaçando reduzir o programa, agora tomou a decisão, reduzindo para dois terços a sua capacidade original.

As famílias e população em geral, dependentes do leite, terão dificuldades em assimilar tal novidade, que já está sendo praticada e que está penalizando severamente milhares e milhares de famílias carentes.

Em Angicos, muita reclamação vem acontecendo, pois a população não entende direito porque isso está sendo feito.

Histórico

O programa foi reformulado na década de noventa, na gestão do então governador Garibaldi Alves Filho [PMDB]. Ele foi recriado com o intuito de combater o alto índice de mortalidade infantil e ao mesmo tempo, reativar a bacia leiteira do interior do estado, que estava em declinio, preocupando o governo, devido aos bolsões de pobreza extrema que estavam se alastrando.

O programa reduziu significativamente as carências nutricionais de famílias indigentes e de baixa renda, priorizou as crianças, gestantes, desnutridos, idosos e deficientes. Começou a ser distribuído, em 1995.

O Programa do Leite estimulou o fortalecimento de uma cadeia econômica que levou progresso para o interior do estado. Em poucos anos, pequenos pecuaristas e usineiros fizeram do leite um produto que garantiu o emprego e a subsistência de muitas famílias. Em sete anos, a quantidade de usinas quadruplicou em todo o estado.

O Governo compra o leite dos produtores, que repassa o produto para as usinas de beneficiamento. Estas usinas são contratadas para pasteurizar, embalar e distribuir o leite do Programa.

Depois de atrasos sucessivos e constantes durante todo o ano de 2010, a redução pegou de surpresa cerca de quinhentas mil pessoas que de forma direta ou indireta, dependem do programa.

2 comentários:

  1. Este é o resultado de um governador bom, que tem pena e humildade a população carente do RN. Perdeu a campanha e acha que essa é a melhor maneira de se vingar. Ele é do mesmo time de Deusdete Nataly, não tem como ser bom e ter humildade. Vote 40, continuem no 40 com: Berêrê, Deusdete e Nataly. Mas aguardem, a Rural tá bem pertinho de passar......... kkkkkkk!

    ResponderExcluir
  2. Há! vale salientar que sou 40, mas isso é uma falta de respeito com o ser humano, principalmente com a criança, idosos enfim, com a população carente que depende desse leite para sobreviver. Bara,bará,berê,berê...... vote 40 abestalhados. Eu já vou deixar de ser desse time!

    ResponderExcluir

Reflita, analise e comente