Nos 12 estádios, os gastos dos
brasileiros efetuados por meio de cartões de débito ou de crédito somaram R$
19,063 milhões -64% do total de R$ 29,3 milhões computados pela bandeira Visa,
que tinha a exclusividade dos pagamentos eletrônicos nas disputas. Ou seja, só
não medem os pagamentos feitos em dinheiro.
Os números incluem os gastos
nas chamadas Fan Fest, tendas organizadas pela Fifa para assistir os jogos,
fora dos estádios e em locais de grande circulação, como a Praia de Copacanana
(zona sul) do Rio.
Em segundo lugar, ficaram os
americanos que gastaram R$ 2,755 milhões nos estádios brasileiros -9,4% do
total. O levantamento foi feito pela Visa International a pedido da reportagem.
Os torcedores
latino-americanos estiveram entre os que mais gastaram nos estádios, segundo a
Visa. A maior surpresa foram os mexicanos, que juntos gastaram R$ 1,173 milhão
(4% do total). Os argentinos, que chegaram à final, vieram depois com gastos de
R$ 1,136 milhões (3,9%) nos estádios. Os colombianos tiveram gastos de R$ 435
mil (1,5%) do total.
Todas as demais torcidas
gastaram menos do que os colombianos, mas juntas somaram R$ 4,802 milhões.
Segundo a Fifa, as 64 partidas
do Mundial tiveram 3.429.873 de pessoas nos estádios, média de 53.591 por jogo.
Os números refletem o tamanho
-e a longevidade- das torcidas, de acordo com a Visa. Por exemplo, os
argentinos tinham a segunda maior delegação de turistas no Brasil, mas chegaram
até a final da disputa.
TURISTAS
Como um todo, os turistas
estrangeiros gastaram US$ 380 milhões no Brasil durante os 32 dias da Copa -12
de junho a 13 de julho- por meio dos cartões de crédito e débito da bandeira
Visa. O montante superou em 47,3% os R$ 258 milhões gastos pelos estrangeiros
em 2010 no mundial da África do Sul.
As cidades que receberam os 64
jogos do torneio também tiveram um aumento significativo nos gastos de
estrangeiros em relação ao mesmo período de 2013. São Paulo teve o recorde em
gastos, totalizando US$ 59 milhões (crescimento de 77% em relação a 2013),
seguida por Rio de Janeiro com US$ 28,1 milhões (crescimento de 206%);
Brasília, US $ 27,6 milhões (642%); Salvador, US$ 15,3 milhões (322%); e Fortaleza,
US$ 13,5 milhões (257%).
Segundo o Ministério do
Turismo, o Brasil recebeu mais de 1 milhão de turistas durante o mundial -400
mil a mais do que o esperado inicialmente.
A Visa revelou também a origem
dos gastos dos visitantes: EUA (US$ 94,4 milhões), Reino Unido (US$ 32
milhões), França (US$ 25,3 milhões), Argentina (US$ 20,6 milhões), México (US$
16,9 milhões), Alemanha (US$ 14,3 milhões) e Colômbia (US$ 12,4 milhões), entre
outros.
Folha
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