SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Apple será obrigada a adotar entrada USB-C nos futuros iPhones?

Nesta semana, o Parlamento Europeu votou esmagadoramente a favor de uma nova legislação que eventualmente vai exigir que todos os celulares vendidos na União Europeia cheguem com uma entrada USB-C para carregamento com fio. Isso significa que a Apple será provavelmente obrigada a remover o conector Lightning, presente há uma década em seus smartphones, e mudá-lo para USB-C (ou oferecer gratuitamente um adaptador) se quiser continuar a vender smartphones nesse mercado.

Esse movimento não é exclusivo da UE. No final de junho de 2022, a Anatel iniciou uma consulta pública para a mesma proposta de tornar carregadores USB-C obrigatórios para todos os celulares vendidos no Brasil, o que também afetaria os iPhones da Apple. Na época, a consulta seguiu a primeira votação do Parlamento Europeu sobre o assunto e os Senadores dos EUA, que seguem pressionando o mercado tech pela adoção de um padrão de carregador universal.

O objetivo da UE é reduzir o lixo eletrônico. Se mais dispositivos forem compatíveis ​​com os mesmos cabos, o Parlamento Europeu acredita que menos dispositivos eletrônicos e carregadores serão jogados fora. De acordo com suas estimativas, 11 mil toneladas de carregadores descartados e não utilizados acabam em aterros sanitários. Trata-se de uma iniciativa que visa também trazer economia de até € 250 milhões para os consumidores, que poderão reutilizar carregadores.

O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, também já vinha apostando que a Apple será forçada a realizar a troca das entradas de seus aparelhos. As novas regras da UE são tecnicamente uma emenda à Diretiva de Equipamentos de Rádio, mas ainda precisam ser formalmente aprovadas. A legislação comum do carregador ainda precisa ser assinada pelo Conselho da UE e publicada no Jornal Oficial da UE. A partir daí, a lei entraria em vigor 20 dias depois.

Olhar digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente