Festas tradicionais no Rio Grande do Norte, os São João de Assú e Mossoró movimentaram cerca de R$ 375 milhões neste ano, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio RN). Na capital do oeste, o faturamento mais do que dobrou em relação ao ano passado, enquanto em Assu houve crescimento na casa dos 16%. Outro fator que também foi destacado foi o nível de satisfação. Mais de 95% das pessoas que participaram do São João 2023 nos municípios de Assú e Mossoró pretendem voltar para as edições do ano que vem.
A informação é resultado de
pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio (IFC), que mapeou o perfil
dos participantes e a percepção dos empresários. De acordo com o estudo,
apresentações musicais e atrações gratuitas foram alguns dos aspectos que
receberam avaliações positivas do público. O movimento gerado pelos eventos
também agradou a maior parte dos empresários, que declararam ter faturado mais
do que nas edições de 2022. Para 78% dos negócios de Assú, o volume de vendas
foi melhor ou igual ao de 2022. Em Mossoró, 74,7% dos empresários afirmaram que
o evento junino teve um impacto positivo nos negócios.
Em Assú, foram movimentados R$ 84 milhões, um aumento de 16,2% em relação a 2022; já na capital do Oeste o montante chegou a R$ 291,8 milhões, 103,5% acima do valor do ano passado. “Esse saldo positivo também se deve muito ao trabalho de planejamento dos comerciantes, que se prepararam bastante para aproveitar o movimento gerado pelos eventos relacionados ao São João. Em Mossoró, por exemplo, os negócios investiram 30% mais, principalmente em estoque, variedade de itens, funcionários e outras melhorias – em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Em Assú, durante o mês de
junho, o Instituto Fecomércio entrevistou um total de 200 empreendedores e 550
participantes. No mesmo período, em Mossoró, 253 empreendedores e 654
participantes foram ouvidos. O nível de confiança de ambas as pesquisas é de
95% com margem de erro de três pontos percentuais.
São João de Assú
O levantamento do Instituto
Fecomércio (IFC) constatou que mais da metade (57,1%) das pessoas que
aproveitaram a programação do São João de Assú não é residente do município. Os
turistas que participaram do São João mais antigo do mundo viajaram de outras
cidades do Rio Grande do Norte, principalmente Assú (42,9%) e Natal
(12,9%). Também foi registrada a presença de visitantes de outros 16 estados.
Além disso, de acordo com a
pesquisa, a maior parte das 407 mil pessoas que participaram do São João de
Assú se informaram sobre o evento através das redes sociais (66,5%) e decidiram
participar por causa da programação de atrações gratuitas (44,5%) – como festas
e shows musicais, por exemplo.
O movimento de moradores e
turistas teve uma influência positiva para pelo menos 68,5% dos empresários da
região Oeste, principalmente de setores como hotelaria (100%) e vestuário
(95,7%). Mais de 70% dos negócios locais não sentiram a necessidade de aumentar
o quadro de funcionários, mas se prepararam para o evento investindo na
variedade de itens oferecidos (49%) e na ampliação do estoque (46,5%).
Os números foram apresentadas
pelo diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber,
ao prefeito Gustavo Soares, com a presença do presidente do Sindivarejo Assú,
Francisco de Assis Barbosa, na terça-feira 18.
Mossoró Cidade Junina
Diferente do que foi apurado
em Assú, a maior parte das pessoas que participaram da programação do São João
de Mossoró mora no munícipio (50,8%). A maioria pertence ao sexo masculino
(56,1%), possui ensino superior completo (55,8%), recebe de 2 a 5 salários
mínimos por mês (53,2%); e decidiu participar por já conhecer a festa (33,8%) e
para aproveitar as atividades gratuitas e atrações musicais (32,4%).
O evento atraiu um total de
quase 1,3 milhão de pessoas, das quais 49,8% eram visitantes de outros estados
ou municípios. Os turistas saíram principalmente da cidade de Fortaleza
(19,3%), que levou mais pessoas para o São João de Mossoró do que Natal (12,4%).
De acordo com os dados do
levantamento, os turistas gastaram uma média de R$ 333,59 por dia – um aumento
de 40,6% em relação ao valor registrado no evento de 2022, quando o gasto médio
individual foi de R$ 237,29. Esse aumento também foi percebido no faturamento
dos empresários locais, que venderam mais no São João deste ano (55%) e
afirmaram que o movimento gerado pela festa atendeu ou superou as expectativas
(94,9%).
O prefeito Alysson Bezerra
recebeu os números da pesquisa nesta quarta-feira 19, em reunião no Palácio da
Resistência, com a presença do presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson
Frota. O levantamento também foi apresentado pelo diretor Luciano Kleiber.
AGORA RN
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