SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 18 de julho de 2023

Rodoviários decidem hoje sobre greve nos ônibus

 
O Sindicato dos Trabalhadores e Transportes Rodoviários do RN (Sintro) irá se reunir às 15h desta terça-feira (18) com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn), em audiência de conciliação para decidir se haverá ou não greve no transporte público a partir desta quarta-feira (19). O sindicato já havia divulgado indicativo de paralisação desde a semana passada, mas deve fazer uma última tentativa de negociação. O resultado desta reunião deve ser anunciado até o fim desta terça. 

A categoria cobra um reajuste salarial de 8,86% referente à data-base 2023, pagamentos de vale-alimentação de R$ 450, plano de saúde integral e exames toxicológicos dos motoristas. De acordo com a Seturn, a maior preocupação é que o segmento pede reajuste acima da inflação e que o sindicato está sem “capacidade econômica de fazer investimentos, incluindo salários”, conforme apurado pela TRIBUNA DO NORTE em entrevista anterior. 

A audiência entre os representantes dos empresários e dos rodoviários vai acontecer na Delegacia Regional do Trabalho, no bairro de Lagoa Nova. O diretor executivo do Sinto, Gilvan Silva, adiantou que a proposta definida pelo Seturn vai ser apreciada em assembleia convocada para depois do fim da reunião.

Caso a greve dos trabalhadores do transporte público se concretize, somente cerca de 30% da frota, o que equivaleria a aproximadamente 80 ônibus, circularia na capital emergencialmente, de acordo com o Sintro. Essa é só mais uma das categorias que se somam no Estado com indicativo de greve ou paralisação. 

A mobilização dos servidores do Detran, por outro lado,  já é alvo de judicialização por parte do Estado. Em nota divulgada à imprensa, a diretoria do órgão faz um apelo para que os servidores retornem às atividades e relembra avanços que a categoria teve ao longo da atual gestão. Na pauta dos trabalhadores está a reposição salarial de 20,71% para todos os servidores da ativa e aposentados, entre outros pontos.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente