SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Sesap consolida novo fluxo de cirurgias e melhora assistência a idosos


Em abril deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) implantou um novo fluxo para realização de cirurgias de fratura de fêmur em idosos. Com isso, mais de 180 pessoas já foram atendidas diretamente nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, e Memorial, em Natal.

  

O novo fluxo consiste em uma política chamada de “vaga zero”, em que as pessoas com fratura de fêmur decorrente de queda da própria altura são acolhidas nos hospitais para a cirurgia dentro das primeiras 24h após o acidente, com o objetivo de diminuir a morbimortalidade dos pacientes e evitar complicações referentes ao tempo de espera pelo procedimento.

Com isso, a fila de espera pela cirurgia, que antes chegava até a passar de um mês, passou para poucos dias, cooperando também para esvaziar os corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que tem os casos de queda da própria altura entre os três maiores tipos de atendimentos no pronto-socorro. Os dados mostram que o novo fluxo vem se consolidando. No primeiro mês, foram 43 cirurgias realizadas, passando para 73 em maio e 66 até a última semana de junho.

 

São casos como o idoso Maurino Paulino da Silva, de 83 anos, que foi recebido no Walfredo e encaminhado dentro do sistema de “vaga zero” rapidamente. “Meu pai tem uma parte da perna amputada, levou uma queda e fraturou o fêmur. Minha irmã o levou para o Walfredo e ele passou uma noite lá internado. No outro dia foi encaminhando para o Hospital Memorial e logo fez a cirurgia. Ficamos felizes porque foi tudo muito rápido. Agora ele está bem, em recuperação”, relatou Zilda Paulino da Silva, filha de Maurino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente