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domingo, 19 de outubro de 2014

PESQUISAS: O QUE SE ESPERAR DELAS NA RETA FINAL DE UMA CAMPANHA?

O segundo turno da disputa pelo governo do RN começou a 14 dias, mas até agora, somente uma pesquisa foi divulgada.
E mesmo sendo a pesquisa do IBOPE divulgada pela interTV Cabugi alguns pontos confusos apontados no resultado do levantamento levantaram dúvidas.
Todos notaram o erro no quesito REJEIÇÃO, quando a soma final deu 105% em vez de 100%.
Depois, mesmo a justiça dando ordem, o instituto não divulgou  lista das cidades que foram entrevistadas.
Sei que na região pelo menos duas foram, e nas duas que sei, Robinson Faria venceu no primeiro turno, caso de Santana do Matos e Fernando Pedroza.
Então fica a dúvida dos municípios entrevistados.
Mas ainda sobram pontos confusos na pesquisa, pois quando se fala no quesito sobre QUEM VOCÊ ACREDITA QUE VENCE A ELEIÇÃO deu empate real de 43% a 43% entre os dois candidatos.
Mas a campanha seguiu em frente e coordenadores da campanha de Henrique Alves reclamam que a pesquisa causou estragos a campanha do candidato.

Já com relação a uma pesquisa que seria divulgada no sábado, da Certus, pelo blog de Thaisa Galvão e pelo blog do BG, muitos questionamentos.
A pesquisa foi anunciada com dias de antecedência e cancelada na véspera, sexta feira, por motivos técnicos.
Uma declaração da diretora do Ibope Márcia Cavallari sobre erros cometidos pelo instituto resume: “A pesquisa não é um oráculo, não dita a última palavra, não substitui a eleição. Ao longo das campanhas do primeiro turno, as pesquisas contaram a história de cada uma das campanhas, mostrando o crescimento, queda e viradas das candidaturas”, ressalva.

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