SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Perseguição e morte no manguezal

Helicóptero Potiguar I ajudou na retirada dos bandidos do mangue
Foto: Alex Régis
Uma operação do Batalhão de Choque da Polícia Militar mobilizou, na tarde de ontem (30), a população na comunidade conhecida como “Guarita”, no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. Enquanto 30 homens da PM realizavam uma ação de combate ao tráfico de drogas na rua Rio Potengi, moradores assustados observavam com atenção os criminosos - com quem conviviam diariamente - trocando tiros com os policiais.

Ao final da operação, a PM confirmou a morte de quatro suspeitos, um ferido e dois presos. No local foram apreendidos cinco revólveres calibre 38, três pistolas ponto 40, dois coletes a prova de balas, máscaras, dinheiro e drogas. Duas armas pertenciam à PM. Até o fechamento desta edição, os suspeitos ainda não tinham sido identificados.


De acordo com o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, denúncias anônimas levaram os policiais ao local, onde foi constatado que funcionava um ponto de venda de drogas. “Recebemos informações, temos mapeadas as áreas de tráfico e realizamos sempre operações desta natureza”, explicou.

Era meio-dia de uma tarde ensolarada na capital potiguar quando policiais cercaram do começo ao fim a rua Rio Potengi. A informação era de que no local funcionava uma “boca de fumo” com a presença de bandidos armados. De fora até aparentava ser uma residência comum, mas quando os homens do BP Choque realizaram a abordagem no ponto indicado, os suspeitos reagiram. “Foram muitos tiros, tantos que nem deu para contar”, relatou um morador, que não quis ser identificado.

Após a troca de tiros, um suspeito foi preso e socorrido pelo Corpo de Bombeiros, os outros correram em disparada para o manguezal que fica próximo à área na tentativa de fuga. Para facilitar as buscas, o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, o Potiguar 1, foi acionado. Da aeronave, atiradores de elite buscavam os fugitivos.

O helicóptero subiu e desceu quatro vezes, trazendo quatro corpos baleados suspensos por um cabo. Cada vez que a aeronave se aproximava do solo, apontando que mais um corpo estava sendo resgatado, a aflição se instalava entre os moradores, ansiosos por saber de quem era a identidade. Ao longo da ação, parentes foram chamadas para reconhecer os suspeitos. A lama no corpo dificultava o trabalho de reconhecimento.

“A gente convivia com o tráfico, estamos acostumados a ver esses meninos praticando coisas proibidas todos os dias. Mas a gente não imaginava ver eles sendo mortos, são garotos que a gente viu crescer, formar família, mas que infelizmente, o tráfico tomou conta”, explicou um morador que preferiu ocultar a identidade. O comandante do BPChoque, tenente-coronel Dancleiton Pereira Leite, conta que a operação visa a redução do tráfico de drogas na comunidade. “Temos mapeadas as áreas de tráfico e realizamos sempre operações de saturação”.

A operação
Deflagrada pela Polícia Militar, a ação contou com 30 homens, 5 viaturas e 1 helicóptero e durou cinco horas, do meio-dia até às 17h. No início da operação, homens da PM se infiltraram na comunidade para prender a quadrilha. Com isso, chegaram à casa onde funcionava o ponto de venda e consumo de drogas.

O local
Denúncia anônima sobre o tráfico de drogas, levou o BPChoque à comunidade “Guarita”, nas Quintas, Zona Oeste de Natal. 

A ação
Suspeitos trocaram tiros com a polícia. Quatro foram mortos e dois presos. O helicóptero Potiguar 1 ajudou na captura e
resgate dos corpos no manguezal. Um dos criminosos (de bermuda) foi preso dentro de uma das casas da comunidade e  confirmou passagem pela polícia.

Os traficantes
Durante a operação, os criminosos tentaram escapar, fugindo pelo mangue. Em troca de tiros com a polícia, quatro terminaram mortos. Dois foram presos, sendo que um deles foi ferido.

Drogas e armas
Durante as cinco horas de operação, as forças táticas da Polícia Militar apreenderam cinco revólveres calibre 38, três pistolas ponto 40, dois coletes à prova de balas, máscaras, dinheiro e drogas. Duas das armas apreendidas pertenciam à Polícia Militar.

Ação na Zona Norte termina em morte
Essa não é a primeira ação que termina em morte. Na tarde da última terça-feira (28), na Zona Norte de Natal, após troca de tiros entre criminosos e policiais militares um homem morreu. O ocorrido foi iniciado após uma dupla em uma motocicleta atirar contra PMs do 4º Batalhão da Polícia Militar.

“Eles estavam com atitudes suspeitas, quando a polícia foi atrás deles, logo abandonaram as motos e atiraram”, disse major Manoel Kennedy, comandante do 4º BPM. Os dois suspeitos foram baleados. Um deles morreu e outro foi socorrido com vida para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte.


Os PMs apreenderam a arma, um revólver 38, e a motocicleta. Segundo o major Manoel Kennedy, o criminoso que sobreviveu afirmou ser morador de rua, mas a PM não confirmou as identidades dos suspeitos.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente