SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 2 de março de 2015

Média de mil milímetros de chuva neste ano garante abastecimento normal no RN

 Do Defato.com
Os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), liderada pelo meteorologista Gilmar Bristot, avaliam que para que os reservatórios do RN voltem ao nível normal, seria necessário um ano com médias pluviométricas acima de 1.000  milímetros, o que não deverá ocorrer neste ano. De acordo com os registros da Emparn, isso só aconteceu uma vez nos últimos 50 anos, que foi exatamente  no ano de 1974. E com as perspectivas de chuvas dentro da média anual e abaixo da média, dificilmente o RN voltaria a atingir essa média de 1.000 milímetros neste ano. Diante disso, o governo vai decretar nova situação de emergência no final deste mês de março.

A informação do titular da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH), Mairton França, é de que o Governo do Rio Grande do Norte  deverá enviar ao Governo Federal a 8.ª reedição do decreto de emergência  para enfrentar os efeitos da seca. Segundo ele, os levantamentos ainda estão sendo feitos, mas ele adiantou que  o último, que envolve 152 dos 167 municípios potiguares,  publicado em outubro de 2014 e que vence no final deste  mês de março, não deverá sofrer muitas alterações. “Como falta quase um mês ainda, estamos trabalhando no levantamento da situação, mas acredito que não deverá haver muitas alterações com relação ao último decreto, tendo em vista que a situação se mantém praticamente a mesma”, afirmou Mairton em contato com a reportagem.

A situação de seca no RN vem se estendendo desde 2012, quando o decreto foi reconhecido pela primeira vez pela União,  e o Governo do Estado recebeu R$ 41,9 milhões do Ministério da Integração Nacional para ações de combate à estiagem. De acordo com os números do Governo Federal, já foram repassados ao RN, R$ 3,5 milhões, somente para a operação carro-pipa da Defesa Civil Estadual, que chegou a abastecer 53 municípios. Entretanto, a operação foi repassada para a Defesa Civil Nacional e 23 cidades passaram a ser abastecidas pela Operação Carro Pipa do Exército Brasileiro no RN. A renovação do decreto permite, por exemplo, que o estado continue recebendo a operação do Exército.

De acordo com Mairton França, mesmo que haja inverno neste ano, as chuvas dificilmente serão suficientes para repor os estoques dos reservatórios de água usados pela Caern para abastecer as cidades no interior. “Mesmo com as perspectivas de chuvas dentro da média ou abaixo, a situação de abastecimento dos municípios ainda é preocupante, por isso o decreto de emergência será reeditado, para que possamos garantir o abastecimento dos municípios que enfrentam dificuldade”, acrescento o secretário.


Mairton, que se encontrava em Brasília quando conversou com a reportagem, disse que estava na capital federal para buscar soluções imediatas para o Plano Emergencial de Enfrentamento à Seca anunciado pelo governo no dia 30 de janeiro. Segundo ele, é importante que essas ações sejam desenvolvidas para minimizar os efeitos da seca a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente