quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Campanha do Outubro Rosa do Sesc é lançada em Natal


Na manhã da terça-feira (9/10), o Serviço Social do Comércio, instituição do Sistema Fecomércio, abriu oficialmente a campanha do Outubro Rosa no Partage Norte Shopping. A programação contemplou o depoimento de uma paciente em tratamento quimioterápico que destacou a importância dos cuidados com a saúde.

“Eu não sentia nada e em uma ida de rotina ao médico foi detectado um tumor na mama. Foi uma notícia muito difícil de aceitar, pois eu não acreditava que estava doente e muito menos que poderia tirar algo positivo nessa experiência. Mudei minha opinião e nesses cinco meses de tratamento busco forças para passar uma mensagem positiva para outras mulheres que estão em tratamento contra câncer”. 

O diretor regional do Sesc RN, Fernando Virgilio, destacou as ações do Sesc no Outubro Rosa. “Além de Natal, estamos desenvolvendo atividades em São Paulo do Potengi, Macaíba, Caicó, Nova Cruz, com caminhadas, orientações em saúde, exames de mamografias e preventivos, tudo em uma ampla programação que acontece durante todo o mês de outubro”.

Outro momento da abertura foi a doação de cabelo ao vivo para a confecção de perucas destinadas às mulheres em tratamento quimioterápico. Os cortes gratuitos serão realizados em parceria com o Senac RN, até o dia 16 de outubro, no 2º piso do Partage Norte Shopping.

A programação segue com os desfiles “Um toque pela autoestima”, com mulheres que superaram ou estão enfrentando o câncer de mama. Os desfiles acontecerão em Natal (20/10), em Mossoró (14/10) e em Caicó (19/10). O objetivo é valorizar a beleza e estimular a autoestima das mulheres que passaram ou ainda passam pelo tratamento.

A campanha na capital potiguar começou em setembro, com os agendamentos gratuitos para mamografias e preventivos na unidade móvel Sesc Saúde Mulher, que está estacionada no Partage Norte Shopping.

Outubro Rosa

Simbolizado pelo laço rosa, o Outubro Rosa é um movimento popular realizado mundialmente, criado nos Estados Unidos em 1997, para a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama. Iluminar monumentos, prédios públicos, pontes e teatros com essa cor também faz parte do movimento. O Sesc RN apoia a campanha desde 2009, com campanhas educativas e ações de conscientização sobre o tema.