Ainda tabu para uma parcela da
população, o autismo será discutido em audiência pública nesta terça-feira
(30), às 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O atendimento às
pessoas acometidas pelo autismo, o aumento no registro de casos e os
esclarecimentos sobre o distúrbio serão alguns dos pontos em debate durante a
discussão proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).
Na audiência, o Legislativo também lança a campanha "Autismo: entenda o
ritmo de cada um".
Definido como "uma
condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do
cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento", o autismo se
caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos
repetitivos. Há 30 anos, o número de registros sobre o distúrbio era de 1 a
cada 200 crianças. Hoje, no entanto, o número de registros dobrou, chegando a 1
a cada 100 crianças nos quatro primeiros anos de vida, que é quando os
neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de
formar as conexões necessárias. Em um universo particular, singular e
desconhecido, o transtorno não tem cura e desafia a ciência, pois enquanto umas
crianças não falam, outras desenvolvem o intelecto acima da média.
O atraso no diagnóstico
prejudica o processo de aprendizagem e impede o desenvolvimento, já que os
neurônios não são estimulados na fase certa e a criança perde a chance de
aprender. Por isso, a importância de se começar o tratamento o mais cedo
possível, que é o principal objetivo da campanha que será lançada pela
Assembleia Legislativa.
"Ao longo dos anos, a
Assembleia tem se aproximado cada vez mais da população e das questões que
envolvem a sociedade. Foi assim que desenhamos a campanha da adoção de crianças
em 2015; de combate ao mosquito Aedes Aegypt causador da microcefalia, em 2016;
e a campanha da doação de órgãos, em 2017. No primeiro semestre deste ano,
tratamos do aumento do abuso infantil contra a criança e agora abordamos o tema
do Transtorno de Espectro Autista, para chamarmos a atenção da sociedade",
destaca Ezequiel Ferreira.
A campanha terá um vídeo
elaborado pela agência Art&C, com o slogan "Autismo: entenda o ritmo
de cada um” e será veiculada em meios de comunicação do Estado. De acordo com
diretora de Comunicação Institucional, Marília Rocha, o objetivo da Casa com a
campanha é colaborar com o fim de preconceitos e informar a população sobre os
temas em destaque. Segundo ela, alguns temas, por mais que sejam importantes,
não são debatidos da maneira que deveriam pela sociedade e o Legislativo tem
buscado quebrar esses tabus, promovendo a discussão e buscando contribuir para
se despertar o interesse e a consciência da população sobre esses assuntos.
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