SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Ministro da Saúde diz que Brasil ‘perde feio’ a batalha contra o Aedes aegypti

Foto: Edílson Dantas/Agência O Globo
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, declarou nesta segunda-feira que o Brasil "perde feio" a batalha contra o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya.

— Nós estamos há três décadas com o mosquito aqui no Brasil e estamos perdendo feio a batalha para o mosquito. Ano passado foi o (ano) que teve o maior número de casos de dengue no Brasil em toda a história — disse Castro.

Segundo o colunista Lauro Jardim, o Palácio do Planalto resolveu tirar o ministro do centro das atenções nos assuntos relacionados ao combate ao mosquito.

Em 2015, foram registrados 1.649.008 de casos prováveis de dengue em todo o país, com registro de 863 mortes, resultado recorde da doença. Em relação ao ano anterior, houve aumento de 180,9% de pessoas doentes e de 82,5% nos casos de morte.

Castro repetiu que o uso de vacinas contra a doença ainda deve demorar.

— A arma fatal que nós podemos ter é a vacina, só que nós sabemos que uma vacina dessa daí, que nós já estamos com nossos laboratórios nacionais em contato para fazer parcerias com os laboratórios internacionais, por mais rápido que ande o desenvolvimento de uma vacina dessa, nós iremos demorar ainda de três a cinco anos, pelo menos, se tudo der certo. Então, até lá, o que nos resta é o combate ao mosquito — disse o ministro, que iria se reunir com a presidente Dilma Rousseff na tarde desta segunda-feira.

Também nesta segunda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o vírus zika vai se espalhar por todo o continente americano.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente